Produtores nacionais investem em cervejas acrescidas de frutas
Maracujá, caju, cajá-manga... confira alguns exemplos de sucesso
Por Redação VEJA São Paulo
SEGUIR
SEGUINDO
3 nov 2017, 06h00 • Atualizado em 20 jan 2022, 10h02
Pink Lemonade (Dádiva): a cerveja, de boa acidez, é elaborada com framboesa, amora e limão. Preço médio: R$ 25,90 (Divulgação/Veja SP)
Continua após publicidade
Compartilhe essa matéria:
Link copiado!
Não faz muito tempo que, na hora de comprar uma cerveja no bar ou no supermercado, bastava decidir a marca. Hoje o cenário é outro: há uma profusão de estilos que pode deixar indeciso até um entusiasta da bebida. Entre os produtores nacionais, um movimento que vem chamando atenção é a adição de frutas na cerveja (confira exemplos na galeria abaixo).
“O brasileiro é criativo e tem usado diferentes ingredientes de maneira bem sóbria”, afirma Paulo Leite, proprietário do Empório Sagarana. Segundo ele, dos cerca de 100 rótulos disponíveis em seu bar, todos nacionais, 20% levam frutas na composição. “Algumas são bem brasileiras, caso da goiaba.”
Para a beer sommelière Carolina Oda, a cerveja está utilizando a linguagem da gastronomia ao investir em variadas combinações. “Os processos de produção evoluíram muito no Brasil e atualmente são elaboradas bebidas ótimas”, diz.