De negócios virtuais a lojas próprias
Antes restritas a atender encomendas, Fôrma de Pudim e a Marie Marie Bakery investem em produtos pronta-entrega
Por encomenda. Só assim era possível provar os bolos de Daniela Meneghini e os pudins de Daniela Aliperti. O modelo de funcionamento de custo mais baixo, ideal para o início dos negócios, aos poucos deixou de ser suficiente. Com as vendas em alta, a Marie Marie Bakery e a Fôrma de Pudim acabam de inaugurar lojas físicas com pronta-entrega, aumentando a produção.
Daniela Meneghini criou o extinto site Marie et Marie logo após se formar em gastronomia, na Anhembi Morumbi, em 2009. Hoje tem seu próprio estabelecimento: a Marie Marie Bakery. A loja online tornou-se física há menos de dois meses. Com investimento de cerca de 100 mil reais (isso sem contar os equipamentos para a cozinha) a padaria com inspiração nova iorquina abriu suas portas no Tatuapé, no começo de novembro.
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Fernanda Nader e Daniela Aliperti começaram a vender pudins em um pequeno ateliê três anos atrás. No início do mês inauguraram sua primeira loja física, o Fôrma de Pudim. Passaram de 35 metros quadrados para 200 metros quadrados, aumentaram em três vezes sua equipe e no agitado mês de dezembro chegam a vender mais de cem unidades dos pudins gourmets. A dupla investiu cerca de 400 mil reais para viabilizar o seu negócio e quadriplicar sua produção.Não deixaram de lado as encomendas, mas apostaram em um pequeno café, com a opção do pudim brulée (R$ 10,00) e dos pequenos pudins de 80 gramas (mesmo preço).
Segundo Daniela, a transição do site de encomendas online para a loja física demorou cerca de um ano. “Comecei com o Marie et Marie como um projeto piloto na internet, na época não era viável abrir a loja”, conta Daniela. Fernanda afirma que o ateliê “não fazia mais sentido, não estávamos dando conta do volume de vendas”. A época do Natal é uma das mais lucrativas para a dupla; os pudins grandes, de 1 quilo e 700 gramas, custam 105 reais e podem ser encomendados em todos os sabores.
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Sem divulgação, a Marie Marie Bakery foi conquistando a vizinhança e as fornadas tiveram que aumentar. A cozinheira explica que “os moradores da região precisavam ir para outros bairros ou até atravessar a cidade para encontrar esse tipo de produto, como o pão de fermentação natural”. Seus produtos são todos naturais: “sou contra alimentos artificiais e quis passar isso na loja”. A cozinheira fez diversas pesquisas para poder ir além dos tradicionais bolos que comercializava online.
Na extinta Marie et Marie, ela produzia apenas bolos. Agora, procurou explorar outro segmento para sua padaria. Viajou para os Estados Unidos e para França em busca de receitas e inspiração. De Nova York trouxe o monkey bread, bolo composto com pequenas bolinhas, as versões caramelo salgado e amêndoas custam de 20 reais a 40 reais.
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Os pudins de Daniela Aliperti vão além do tradicional sabor de leite. A cozinheira prepara o doce com ovomaltine, paçoca e chocolate branco, por exemplo. Segundo Fernanda, é a novidade da casa, o pudim brulée, que tem maior saída entre os clientes: “servir esse doce no ateliê era impossível, ele deve ser consumido na hora”.