Continua após publicidade

Mara Salles, do Tordesilhas, é a Personalidade Gastronômica de 2018

A chef homenageada pelo guia COMER & BEBER 2018/2019 se tornou uma das principais divulgadoras da cozinha brasileira no país

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 09h12 - Publicado em 21 set 2018, 01h00
Mara Salles: a personalidade gastronômica pelo guia COMER & BEBER 2018/2019 (Carol Gherardi/Veja SP)
Continua após publicidade

Ela não gosta de títulos, mas é, sem dúvida, a grande dama da gastronomia brasileira. Quando Mara Salles ergueu a bandeira dos pratos nacionais, na década de 90 — na primeira versão do Tordesilhas, ainda em um flat —, a culinária do Brasil estava longe da nobreza de hoje.

Antes de ela triunfar num segmento masculino, só a banqueteira Wanda Carvalho de Almeida, dona do extinto restaurante Maria Fulô, em Santo Amaro, na década de 60 havia se dedicado com tanto afinco ao tema. Ainda assim, Wanda não tinha o atrevimento culinário de criar as próprias receitas como Mara, que deixou a carreira bem-sucedida de secretária para se dedicar ao fogão. “Nunca consegui me equilibrar num salto”, diverte-se ela.

A inspiração para essa paulista de Penápolis foi dona Dega, sua mãe, que cozinhava com graça para alimentar a garota e seus sete irmãos, quando ainda morava numa fazenda, até os 11 anos. Foi nesse trivial arroz e feijão do dia a dia que a futura chef viu um motivo para ingressar no ofício.

Tordesilhas
Costelinha de ripa com arroz no caldo de feijoada (Mario Rodrigues/Veja SP)

Tudo começou quando Mara abriu, em 1986, o Roça Nova, que existiu por quatro anos em Perdizes. Não bastasse reproduzir clássicos cheios de bossa, ela deixa uma marca em suas criações, entre elas a ripa de costela de porco com risoto mulato colorido por caldo de feijoada, que fica ainda melhor castigado por uma pimentinha curtida no restaurante.

Continua após a publicidade

Mara foi além. Tornou-se uma pesquisadora devotada e mestra em cursos de gastronomia. Às segundas, quando o restaurante não abre, ela adora pegar um cineminha.

Por apresentar o melhor da mesa nacional por mais de três décadas, a cozinheira, de 65 anos, recebe o título de personalidade gastronômica de 2018/2019.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.