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Black Friday: Procon-SP estará em estações de trem e metrô dando dicas

Além das ações voltadas aos consumidores, Procon-SP também desenvolve iniciativas voltadas a fornecedores

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 nov 2025, 16h02
Procon-SP promove ações na Black Friday
Procon-SP promove ações na Black Friday (Procon-SP/Divulgação)
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Com o início da temporada de promoções Black Friday, o Procon-SP promove uma série de ações durante o mês de novembro. Atividade serão realizadas tanto para consumidores quanto para os fornecedores.

Atenção, consumidores

Para o primeiro grupo, as atividades serão de orientação e recebimento de reclamações, com foco em conteúdos digitais em conjunto com os Procons municipais conveniados em todo o estado. Além disso, atendimentos presenciais serão disponibilizados em estações de trem e metrô da capital paulista. 

Nas cidades de Marília, Jaú, Botucatu, Jundiaí e Jacareí, o Procon Móvel contará com a presença de especialistas para tirar dúvidas sobre cobranças indevidas, produtos não entregues, descontos não autorizados, superendividamento e até sobre planos de saúde. 

A ação tem como objetivo  alertar os consumidores sobre o que deve ser observado no período de compras e quais são seus direitos. Além de garantir um atendimento ágil e reduzir o índice de problemas.

Atenção, fornecedores

Para que a Black Friday aconteça de forma regular, o órgão também tem promovido iniciativas voltadas aos fornecedores. Por exemplo, 10 empresas com mais reclamações na última edição do evento promocional receberam cartas de recomendação para incentivar a adoção de medidas essenciais de preparação.

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Recomendações também foram reforçadas:

  • Oferecer informações objetivas e transparentes sobre as ofertas efetuadas durante esse período;
  • Aplicar o desconto sobre o menor preço dos últimos 60 dias;
  • Divulgar, de forma ampla e antecipada, quais os meios de pagamento disponíveis;
  • Atentar para o direito de arrependimento;
  • Cumprir os prazos de entrega, e
  • Implementar medidas para que o consumidor identifique tentativas de fraude.

Acerca do varejo, o Procon informa que equipe de fiscalização já estão monitorando sites de várias empresas para verificar os preços dos produtos mais procurados durante a data promocional, com o objetivo de identificar ofertas enganosas. Ações presenciais de fiscalização em lojas físicas em São Paulo também serão realizadas.

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As empresas que forem flagradas infringindo a legislação e desrespeitando os direitos dos consumidores, ficam sujeitas a penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Atendimento presencial na capital

Nos dias 25 e 26 de novembro, das 9h às 15h, o Procon-SP estará no metrô com a ‘Estação Consumidor Consciente – Boas Compras de Metrô’.

Já nas estações da CPTM, a equipe do órgão estará na Estação Tamanduateí, entre os dias 24 a 28 de novembro, das 9h às 15h.

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