Black Friday: Procon-SP estará em estações de trem e metrô dando dicas
Além das ações voltadas aos consumidores, Procon-SP também desenvolve iniciativas voltadas a fornecedores
Com o início da temporada de promoções Black Friday, o Procon-SP promove uma série de ações durante o mês de novembro. Atividade serão realizadas tanto para consumidores quanto para os fornecedores.
Atenção, consumidores
Para o primeiro grupo, as atividades serão de orientação e recebimento de reclamações, com foco em conteúdos digitais em conjunto com os Procons municipais conveniados em todo o estado. Além disso, atendimentos presenciais serão disponibilizados em estações de trem e metrô da capital paulista.
Nas cidades de Marília, Jaú, Botucatu, Jundiaí e Jacareí, o Procon Móvel contará com a presença de especialistas para tirar dúvidas sobre cobranças indevidas, produtos não entregues, descontos não autorizados, superendividamento e até sobre planos de saúde.
A ação tem como objetivo alertar os consumidores sobre o que deve ser observado no período de compras e quais são seus direitos. Além de garantir um atendimento ágil e reduzir o índice de problemas.
Atenção, fornecedores
Para que a Black Friday aconteça de forma regular, o órgão também tem promovido iniciativas voltadas aos fornecedores. Por exemplo, 10 empresas com mais reclamações na última edição do evento promocional receberam cartas de recomendação para incentivar a adoção de medidas essenciais de preparação.
Recomendações também foram reforçadas:
- Oferecer informações objetivas e transparentes sobre as ofertas efetuadas durante esse período;
- Aplicar o desconto sobre o menor preço dos últimos 60 dias;
- Divulgar, de forma ampla e antecipada, quais os meios de pagamento disponíveis;
- Atentar para o direito de arrependimento;
- Cumprir os prazos de entrega, e
- Implementar medidas para que o consumidor identifique tentativas de fraude.
Acerca do varejo, o Procon informa que equipe de fiscalização já estão monitorando sites de várias empresas para verificar os preços dos produtos mais procurados durante a data promocional, com o objetivo de identificar ofertas enganosas. Ações presenciais de fiscalização em lojas físicas em São Paulo também serão realizadas.
As empresas que forem flagradas infringindo a legislação e desrespeitando os direitos dos consumidores, ficam sujeitas a penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Atendimento presencial na capital
Nos dias 25 e 26 de novembro, das 9h às 15h, o Procon-SP estará no metrô com a ‘Estação Consumidor Consciente – Boas Compras de Metrô’.
Já nas estações da CPTM, a equipe do órgão estará na Estação Tamanduateí, entre os dias 24 a 28 de novembro, das 9h às 15h.





