Campus Party 2013: confira as melhores atrações para iniciantes
Simuladores, internet superveloz e batalha de robôs estão entre as atrações de um dos maiores eventos do mundo sobre cultura digital, no Anhembi
Desde segunda (28), cerca de 8 mil pessoas fizeram as malas (ou melhor: as mochilas) e se mudaram temporariamente para uma pequena cidade construída no pavilhão de exposições de Anhembi. Na área de 64 mil metros quadrados, foram armadas 5 mil barracas. Não se trata de uma colônia de férias, nem de um festival de rock à europeia. O acampamento ultratecnológico, movido a uma conexão poderosa de internet, é conhecido por Campus Party Brasil.
O que alimenta a multidão de nerds que frequenta o evento – apelidados de campuseiros – é informação. Estão previstas 500 horas de palestras, oficinas, conferências e competições, em 13 espaços, até 3 de fevereiro.
Este encontro de fissurados por tecnologia chega à sexta edição com prestígio em alta: os mais entendidos em cultura digital se programaram, compraram ingressos com muita antecedência (a R$ 300,00) e se mobilizaram para passar uma semana conectados a uma agenda que, de tão extensa, exige dedicação total. Para quem não é um desses ‘hard users’, pode ser difícil entrar no ritmo dos veteranos. Clique aqui para ver a programação completa.
Para os iniciantes que querem desvendar a Campus Party, preparamos um pequeno guia com as atrações mais acessíveis (e mais divertidas). Faça suas escolhas – e não se perca no mar de bits:
► ZONA EXPO (Para visitantes)
Uma dica preciosa é começar o trajeto pela Zona Expo, que tem entrada grátis e foi criada especialmente para receber o público que não sabe ainda se tem vocação para campuseiro. “Nosso objetivo é trazer um outro tipo de conteúdo, não tão vanguardista”, explica Paulo Guerra, gerente comercial da Campus Party Brasil. De lições sobre como abrir uma empresa on-line a palestras sobre crimes na web, além do campeonato de games Intel Extreme Masters, é um espaço criado para entender que a internet não é assim tão complicada. Funciona de terça (29) a 2 de fevereiro, das 9h às 21h.
► PALESTRAS NO PALCO PRINCIPAL (Para campuseiros)
– Buzz Aldrin – Um dos primeiros astronautas a pisar a Lua desenvolveu várias técnicas de treinamento para missões da NASA. Terça (29), às 13h.
– Mobile Social Games – Entre os convidados do debate sobre o tema, Ryotaro Shima, um dos responsáveis pelo sucesso do Fishing Star, um dos social games mais importantes do mercado. Terça (29), 17h30.
– Nolan Bushnell – Conhecido como o “pai da indústria dos videogames”, fundou a Atari em 1972. Foi eleito uma das “50 pessoas que mudaram a América” pela revista norte-americana Newsweek. Quarta (30), 19h.
► PALCO GALILEU (Para campuseiros)
– Cidades inteligentes – Palestra sobre tendências do design, das mídias sociais e das tecnologias verdes na construção e ocupação do espaço urbano das metrópoles. Terça (29), às 17h
– Futebol de robôs – Pois é: os robôs também batem uma bolinha. A goleira Hope e a atacante Lena, por exemplo, foram desenvolvidos por cientistas brasileiros. Sexta (1), 11h15.
– Guerra dos robôs – Convidados demonstram como as competições de robôs podem, além de ser muito divertidas, contribuir para melhorias tecnológicas da robótica. Sexta (1), 21h45
– Como ser um ufólogo? – A verdade está lá fora? A palestra discute a ufologia científicamente. Sábado (2), 17h.
► PALCO GUTENBERG (Para campuseiros)
– PC Siqueira entrevista Rafinha Bastos – Duas celebridades das redes sociais fazem uma batalha de perguntas e respostas. Sexta (1), 17h.
► STADIUM (Para campuseiros)
– Street Fighter III Fuurinkazan: ilustração 3D – O making of do curta-metragem nacional que conta a história de uma das lutas mais famosas do mundo do game Street Fighter: o embate entre Hugo e Ryu. Sexta (1), 14h30.
– Simulador de 3 Eixos – O objetivo é fazer o jogador se sentir no grid de largada de uma corrida de Fórmula 1. Criado em fibra de carbono, com mesmo modelo usado em carros profissionais.
► WORKSHOP 1 (Para campuseiros)
– Olimpíadas de robótica – Uma das atrações mais populares da Campus Party. Os campuseiros mais habilidosos e criativos do país mostram seus trabalhos a uma banca avaliadora. Veja a programação.
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SERVIÇO:
– INGRESSOS: As entradas estão à venda no site do evento por R$ 300,00. O valor do camping é R$ 75,00 por barraca individual e R$ 37,50 por barraca dupla. Compre aqui.
– ONDE: Anhembi Parque (Avenida Olavo Fontoura, 1.209). Os portões serão abertos para os participantes a partir das 12h de segunda (28).
– LEVE SEU COMPUTADOR: É possível participar do evento sem um computador ou notebook, mas, ao fazer o pagamento, o campuseiro ganha acesso a um lugar dentro da arena dos computadores da Campus Party. É possível levar computador de desktop ou laptop.
– CAMPING: Não leve barracas; elas são oferecidas pelo próprio evento. É recomendável levar: saco de dormir (sleeping bag) ou um colchão inflável, cobertor e isolante térmico para o piso.
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