Com conceito inovador, Zara apresenta sua flagship store em São Paulo
Localizada no Shopping Pátio Higienópolis, a loja traz soluções tecnológicas que aprimoram experiência de compra de seus clientes
Um ambiente clean, com tons neutros e discretos toques de cor, móveis de madeira e tecidos naturais – além de um espaço aconchegante e confortável, que coloca as roupas como as grandes protagonistas.
Essa é a nova flagship store da Zara, inaugurada no último dia 10 de agosto no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. Com 2 000 metros quadrados onde estão expostas as coleções completas, tanto para o público feminino quanto para o masculino e infantil, a loja promete se tornar referência em consumo de moda no país.
Além do projeto visual, integralmente desenhado pelo Estúdio de Arquitetura da Zara, a unidade de número 44 da gigante espanhola no Brasil revela o novo conceito da marca, já aplicado em todas as principais capitais do mundo – em lojas de cidades como Lisboa, Madri, Paris e Londres –, que agora chega a São Paulo, no icônico bairro de Higienópolis.
Do virtual à loja física, tudo pensado na experiência do cliente
As novas soluções e tecnologias integram totalmente a loja física e a online para que o cliente interaja com a marca a todo momento e por qualquer dispositivo.
Com apenas um clique, por meio do app da Zara, o consumidor pode retirar o pedido realizado via e-commerce na loja em até duas horas, identificar a disponibilidade de determinada peça, bem como sua localização nas araras – dá até mesmo para comprar um produto apenas escaneando o QR Code.
Outro recurso inovador é o provador digital, que permite reservar uma cabine com hora marcada, indica qual unidade está livre e realiza a contagem automática da quantidade de peças. A loja do Higienópolis conta, ainda, com caixas de autoatendimento.
Conceito alinhado à sustentabilidade
A eficiência energética e a aplicação de melhores práticas de sustentabilidade ambiental são prioridade tanto no design como na atividade diária da Zara.
Com uma área projetada para alcançar economia de 40% de água e 20% de energia quando comparada às unidades convencionais, a marca desenvolveu internamente um manual de loja ecoeficiente, que define os padrões de design, construção e gestão para reduzir seu consumo energético e de água, conectado à plataforma de gestão global interna, Inergy.
Entre as medidas implementadas para reduzir o impacto ambiental da flagship, destacam-se os sistemas eficientes de refrigeração e iluminação LED, que permitem a redução no consumo de energia elétrica. Além disso, toda a madeira usada na loja, assim como produtos de papel, sacolas e etiquetas, possui certificações florestais internacionalmente reconhecidas como os selos PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes) ou FSC (Forest Stewardship Council).
Com foco na circularidade, a nova loja também traz o programa Take Back, que disponibiliza um contêiner para recolher roupas usadas e as envia para uma organização social parceira responsável por classificá-las, reutilizá-las ou reciclá-las, proporcionando apoio social e emprego para pessoas em situação de risco de exclusão. Desde 2015, segundo a companhia, já foram recolhidas mais de 60 000 toneladas de roupas.