Carrões genéricos viram moda entre fãs de esportivos de luxo
Réplicas de modelos clássicos são vendidos em oficinas especializadas da capital
Apaixonado pelo mundo dos motores desde a infância, o piloto de helicóptero Fabio Garcia terminou há poucos meses de dar os retoques finais em uma pérola que comprou em 2010: um Porsche 550 Spyder idêntico ao “Little Bastard” que James Dean dirigia no acidente fatal que sofreu em 1955. “Sempre tive fascínio por esse carro”, conta Garcia. A surpresa é que o seu custou 70.000 reais, 1% dos cerca de 7,8 milhões de reais (3,6 milhões de dólares) pedidos no ano passado pela casa de leilões automotivos Gooding & Company, dos Estados Unidos, por um modelo similar. O piloto é um dos paulistanos que encontraram uma alternativa mais barata para desfilar com carrões de sonho: copiar o original na aparência, mas com materiais mais baratos. Sua réplica foi considerada a melhor da América Latina pelo Spyder Club, grupo americano de fãs do bólido. Outro entusiasta dessa onda é o consultor imobiliário Richard Pacey, que finalizou há seis meses a restauração do clone de um Shelby Cobra. “Uso com minha família nos fins de semana e, por ser um conversível, o passeio é muito gostoso”, afirma ele, que gastou 120.000 reais para comprar e restaurar a mecânica e a lataria ao longo de um ano e meio. “Já recebi propostas para vender, mas terão de negociar com meu filho de 8 meses de idade, depois que ele crescer”, brinca.
A mania das recriações surgiu nos Estados Unidos e na Inglaterra nos anos 60 e chegou ao Brasil na dé cada de 80, quando vigorava por aqui a proibição à importação de carros. “Chegamos a ser o país que mais reunia veículos fora de série no mundo”, lembra o professor Carlos Castilho, que ministra cursos sobre história do automóvel no Clube do Carro Antigo e na Faap. A lista dos modelos mais copiados inclui o Ford GT 40 e o Lotus Seven. “Todos são de alto desempenho, o típico brinquedão para deixar na garagem e dirigir só às vezes”, completa Castilho. Um certo apelo saudosista, que pega carona na onda de objetos vintage, vem ajudando nos negócios. A Chamonix New Generation, no Cursino, na Zona Sul, por exemplo, entregou dezoito encomendas em 2012, número que será superado neste ano: quinze já deixaram a loja e outros seis estão em produção.
Há, claro, diferenças grandes de acabamento, a começar pela carroceria. Ao contrário dos originais, geralmente produzidos com chapas de alumínio, as cópias são de fibra de vidro. Embaixo do capô, mais mudanças. Especializada no Spyder 550, a Chamonix, no Cursino, usa os modernos motores flex. A Guedala Veículos, por sua vez, prefere o propulsor 5.0, com potência de 240 cavalos, para montar suas réplicas de Shelby Cobra. Além de baratear o custo final, a mecânica diferente atrai clientes por outro motivo. “As adaptações tornam a manutenção mais fácil”, garante Carlos Machado, presidente da Chamonix.
► A conta da economia
• Spyder 550
Valor da réplica: 70 000 reais
Valor do original: 7,8 milhões de reais
• Lotus Seven
Valor da réplica: 75 000 reais
Valor do original: 150 000 reais
• Shelby Cobra
Valor da réplica: 120 000 reais
Valor do original: 2 milhões de reais
• Ford GT 40
Valor da réplica: 250 000 reais
Valor do original: 4 milhões de reais
SERVIÇO:
› Chamonix New Generation. Avenida Bosque da Saúde, 1320, Cursino, ☎ 2367-9717. https://www.chamonixng.com.br. Especializada em Porsche Speedster 356, Roadster 356 e Spyder 550.
› Guedala Veículos. Avenida Eliseu de Almeida, 985, Butantã, ☎ 2361-4600. https://www.americarveiculos.com.br. Especializada em Cobra 427, Chevrolet 1938 Coupê, Ford 34 Coupê, Willys Coupê, Jaguar XK 120.
› Tec Art Custom. Rua Visconde de Goiana, 53, Vila Prudente, ☎ 2116-2330. https://www.tecartcustom.com.br. Especializada em Mustang 67 e Ford 37