Os 110 anos do nascimento de Adoniran Barbosa e as homenagens pela cidade
Artista colocou São Paulo na roda do samba e é um dos ícones da capital
Em 6 de agosto de 1910, nascia em Valinhos, interior de São Paulo, o cantor e compositor Adoniran Barbosa. Se vivo, ele teria 110 anos. O autor de Saudosa Maloca (1955), dentre outras canções famosas, ficou conhecido por criar um tipo de samba paulistano, que enaltecia a memória e o cotidiano de imigrantes pobres e seus descendentes.
Músicas que traziam temática social, como a falta de habitação e que fizeram o país identificar bairros como Brás, Mooca, Bixiga, Jaçanã e Casa Verde. Adoniran, que morreu em 1982, também seria lembrado na história como um artista que brincava com a língua portuguesa e os seus plurais.
Em São Paulo, sua memória segue firme. Em 2018, Adoniran recebeu homenagem póstuma como Cidadão Paulistano. O sambista também ganhou um busto, feito pelo escultor Luiz Morrone (1906-1998) e instalado na Praça Dom Orione, no bairro da Bela Vista. Ele também ganhou um mural produzido pelo paulistano Eduardo Kobra. O trabalho, com 30 metros de altura e 10 de largura, está na lateral de um prédio no número 702, da rua Heitor Peixoto, no Cambuci.
Com informações da Agência Brasil