Acompanhe uma viagem de luxo para o Chile
A quatro horas e meia de avião de São Paulo, Santiago é uma cidade convidativa para um bate e volta luxuoso, por suas paisagens, hospedarias e gastronomia

Sobrevoar os Andes impõe respeito. No avião, nos avisam que é preciso apertar o cinto de segurança quando estamos entrando na Cordilheira. Nessa hora, uma forte emoção toma conta, diante daquele espetáculo da natureza!
De beleza ímpar, as montanhas cobertas de neve são um convite para a chegada em Santiago, a capital, cercada pela belíssima paisagem.
Distante quatro horas e meia de avião de São Paulo, tornou-se um dos destinos mais procurados pelos brasileiros (cerca de 800 000 a visitaram em 2024) e pode ser uma ótima opção de final de semana prolongado, um luxuoso bate e volta. Foi exatamente essa a experiência que tivemos. A hospedagem foi no primeiro Mandarin Oriental (MO) da América do Sul, localizado no bairro de Las Condes, o mais elegante da cidade, com vários passeios atraentes para fazer nos arredores.

O hotel oferece vistas panorâmicas do prédio, que vão mudando de paleta ao longo do dia. Com 299 quartos e um lobby imponente que traz as cores do país, o Mandarin tem uma piscina ampla e charmosa, cercada por um jardim de 12 000 metros quadrados, ótimos restaurantes, como o Matsuri, considerado um dos melhores asiáticos de Santiago, e um brunch imperdível no Senso, com inspiração italiana e ingredientes locais frescos, disputado aos domingos também por clientes locais.

No 16º andar, os hóspedes podem desfrutar de um Club Lounge exclusivo, onde é servido um café da manhã memorável, com opções como ovos beneditinos, com salmão defumado e torrada, e pães e doces de confecção própria. Durante a viagem, conhecemos em primeira mão as novas suítes panorâmicas (no 19º andar), amplas, com decoração clean e sofisticada e destaque para os banheiros em mármore.
Entre os passeios mais atraentes para fazer por ali, estão centros de arte, lojas com moda artesanal e vinícolas, além de um estonteante voo de helicóptero, com parada na Laguna Morada — tudo pode ser agendado no próprio hotel.

Roteiro chileno
Um lugar para conhecer é o centro de arte Ca.Sa Collection, com uma coleção de mais de 2 000 obras de artistas
contemporâneos da América Latina, com nomes como Iván Navarro e Voluspa Jarpa. A visita pode ser feita em pequenos grupos e visa apresentar os artistas de forma intimista.
Como moda local, impressiona o trabalho da grife Kapura, com tecidos elaborados por artesões regionais — a loja está no sofisticado shopping Casacostanera. Para entrar no clima festivo da noite de Santiago, não deixe de ir ao bar Liguria, aberto em 1990, um dos mais tradicionais e esfuziantes da cidade. Traz ótimos drinques, como o próprio pisco sour (divino, ali), bloody mary, campari spritz e petiscos de frutos do mar.
Estivemos ainda na Vinícola Santa Rita, no Vale do Maipo, uma experiência enriquecedora, a 45 minutos de Santiago. Encerramos essa breve viagem com uma aula de ioga e meditação no mezanino do hotel, respirando os
bons ventos andinos.
Publicado em VEJA São Paulo de 8 de agosto de 2025, edição nº 2956