Aniversário de SP tem cinema, shows e teatro em 140 eventos gratuitos espalhados pela cidade
Programação ainda tem exposições e oficinas em diversas regiões da cidade para homenagear a capital paulista

Entre os destaques da programação está uma madrugada de exibição de filmes no CCSP (Centro Cultural São Paulo), a “Madrugada Dark Fantasy”, que se inicia às 22h30 de sexta-feira (24) e segue até as 2h da manhã do sábado (25).
Ainda no CCSP, na Sala Adoniran Barbosa, se apresentam o ex-Titã Paulo Miklos na sexta, às 19h, Geraldo Azevedo, no sábado às 19h, e Maria Gadu, no domingo (26), às 18h.
Já na Sala Jardel Filho, será apresentada a peça “Ana Livia”, com Bete Coelho e Vera Zimmermann. Em toda as atrações, a retirada de ingressos ocorre na bilheteria física do CCSP, duas horas antes da programação.
Entre os destaques da parceria entre CCSP e SP Cine, também está a exibição do filme “Ainda Estou Aqui” (2024) no jardim suspenso do CCSP, no sábado, às 19h30. O filme terá distribuição de ingressos uma hora antes da sessão, às 18h30, limitado a 150 lugares.No Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, as atrações do sábado começam às 10h, com o musical infantil “Brincar de Quê”, Passarinho Contou” e segue com “Samba 90 graus”, às 15h com os cantores de pagode dos anos 90 Chigor, Netinho de Paula e Marcio Art, que dão voz ao projeto, a cantora e compositora Budah, às 17h, e Cebezinho, às 19h.
O Centro Cultural Tendal da Lapa também recebe atividade para as crianças no sábado, com o projeto “Brincadeira de Todos os Tempos”, às 10h, com pintura facial, música e outros passatempos. Também há shows previstos, como o da banda instrumental Bixiga 70, conhecida por misturar elementos da música africana, afrobeat, brasileira, latina e do jazz, às 16h; e do rapper Yago Oproprio, indicado ao Grammy com a canção “La Noche”, às 19h.
No Centro Cultural da Juventude no sábado a programação é recheada de hip hop com shows de MC Luanna, às 15h, Dexter às 17h e MC GA às 20h.
As Casas de Cultura também terão programação diversificada com rap, rock, samba, forró, reggae, sertanejo, MPB, música eletrônica, dança e literatura.
Do entardecer ao anoitecer, a Vila Itororó será palco para o Samba na Laje, às 15h30 e Resenha de Crioulas, às 17h30; e fechando com Batucada Nossa Tradição, às 19h.
Roteiro especial
Também no sábado, o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) promove o roteiro “Nossa São Paulo: Cultura, cidade e patrimônio”, no Centro Histórico.
De forma simbólica, a caminhada tem início às 10h30, na antiga sede do Departamento de Cultura, e finaliza na atual sede, na Rua Líbero Badaró, 346. A experiência mostra as transformações que a moldaram a cidade ao longo do tempo, com suas paisagens, monumentos e edificações. As vagas são limitadas.
Ainda no Centro de São Paulo, o Centro Cultural Olido recebe no sábado, às 19h, o Grupo Originais do Samba; e a Biblioteca Mário de Andrade inicia a exposição “BMA 100 anos”, com visitas guiadas a partir de quinta-feira (23). No terraço da biblioteca, acontece ainda a apresentação da Orquestra Mundana Refugi, com o show “São Paulo de Todos os Povos”, às 16h, e no auditório acontece o “Cineconcerto: Lisbela e o Prisioneiro”, filme de Guel Arraes, de 2003, com trilha sonora executada ao vivo, às 17h30 por uma orquestra.
Para o público infanto-juvenil a Praça das Artes recebe o show da dupla de música infantil Patati e Patatá, às 11h30, e o Bloquinho Gente Miúda, às 14h.
As bibliotecas, teatros e museus, também recebem programação com intervenções artísticas para o público infantil, peças adulto e infanto-juvenil, e oficinas diversas.
A programação completa em todos os equipamentos culturais está disponível aqui.