Freguesia do Ó faz 441 anos e ganha arte em escadão e bolo estilizado
Bairro é um dos mais antigos da cidade
A Freguesia do Ó foi fundada em 29 de agosto de 1580, quando o bandeirante Manuel Preto teria instalado a sede de sua fazenda na região. Os 441 anos do bairro serão comemorados no próximo domingo.
Perto do aniversário, o escadão que liga as avenidas Itaberaba e João Paulo I até a Rua Conde Barca ganhou uma intervenção artística. Obra dos grafiteiros Islim e Preto, do Coletivamente Hip Hop, seis punhos fechados coloridos foram pintados nos degraus. Na parte alta do escadão é possível ter uma visão privilegiada do bairro.
Para domingo, a subprefeitura encomendou também um bolo de brigadeiro, que será cortado às 17h45 no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó. O doce, da confeiteira Giuliana Gonelli, terá elementos como o próprio largo e a igreja símbolo do bairro.
A história da Freguesia é curiosa. Ela foi o lar do primeiro pedágio da cidade, na precária ponte de madeira que ligava o distrito ao restante da cidade, atravessando o Rio Tietê, em 1741. A igreja atual, que fica no Largo da Matriz, só foi construída em 1901. Leia aqui outras histórias sobre a região.