Continua após publicidade

“Planos de Fuga” reúne obras no CCBB

Mostra traz peças feitas especialmente para ocupar os espaços do prédio

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 16h39 - Publicado em 8 nov 2012, 17h41

Há na arte contemporânea um tipo peculiar de instalação, no qual se cria um trabalho para um lugar em especial. O procedimento ganhou um nome metido a besta, site specific, e o resultado muitas vezes deixa a desejar. No caso da inspirada mostra Planos de Fuga — Uma Exposição em Obras, no Centro Cultural Banco do Brasil, o método funciona.

Nela, os curadores Rodrigo Moura, de Inhotim, e Jochen Volz, da galeria londrina Serpentine, reuniram doze artistas. O conceito, contudo, se aplica a cinco das doze obras, que são de fato inéditas. Ainda assim, vale reservar um tempo e investigar a relação próxima com a arquitetura do edifício.

Logo na entrada, o visitante depara, no vão do CCBB, com um véu gigantesco, formado por faixas de plástico em vermelho e amarelo. Trata-se de Cortina, de CristianoRennó. Uma sala concentra fotografias, a parcela mais histórica da montagem. Ali, Claudia Andujar exibe registros de um passeio de carro por São Paulo nos anos 70, enquanto o americano Robert Kinmont retrata paisagens desertas da Califórnia.

O colombiano Gabriel Sierra fez uma intervenção inusitada numa sala: levantou paredes cenográficas vazadas e geometrizadas, chegando a uma espécie de megaescultura construtivista. Cildo Meireles engana o público em Ocasião, um jogo de espelhos que nos obriga a ser observados sem saber. A grande curiosidade está no cofre, onde Sara Ramos simula um prédio em construção. No fim do percurso, uma surpresa adorável aguarda o espectador.

AVAliAção ✪✪✪

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.