Carnaval 2024: confira os enredos do Grupo Especial de São Paulo
Agremiações desfilam no Sambódromo do Anhembi nos dias 9 e 10; Parque Ibirapuera, hip-hop e Mário de Andrade estão entre os temas
Falta menos de uma semana para o Carnaval 2024, quando as escolas de samba paulistanas irão desfilar pelo Sambódromo do Anhembi.
As quatorze agremiações do Grupo Especial se apresentarão nos dias 9 e 10 de fevereiro. Confira a seguir os enredos das escolas, na ordem dos desfiles.
Escolas que desfilam na sexta-feira (9)
Camisa Verde e Branco
A tradicional escola da Barra Funda retorna ao Grupo Especial após uma década com uma homenagem ao ex-jogador de futebol Adriano Imperador.
O enredo Adenla, o Imperador nas terras do Rei também celebra o orixá Oxóssi.
Barroca Zona Sul
A escola do Jabaquara celebra cinquenta anos com o enredo Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba, por isso que nós somos a Faculdade do Samba. 50 anos de Barroca Zona Sul.
O desfile resgatará a trajetória da agremiação, desde a sua fundação.
Dragões da Real
A escola ligada à torcida do São Paulo irá apresentar o enredo África — Uma constelação de reis e rainhas, abordará histórias de reis e rainhas do continente africano.
Independente Tricolor
O enredo Agogie, A Lâmina da liberdade! abordará a história de um exército de mulheres guerreiras, que protegiam o Reino do Daomé, na África.
Acadêmicos do Tatuapé
A agremiação da Zona Leste irá levar ao Anhembi a história da cidade Mata de São João, na Bahia, com Mata de São João — Uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a Mata de São João!.
Mancha Verde
A agricultura é o tema central do desfile da escola palmeirense, com enredo intitulado Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta.
Escolas que desfilam no sábado (10)
Vai-Vai
Maior campeã do Carnaval paulistano, a escola celebrará os 40 anos o hip hop no Brasil com o enredo Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano.
O título faz referência a uma das músicas mais marcantes dos Racionais MCs.
Tom Maior
Aysú – uma história de amor é o enredo da agremiação deste ano, com uma releitura indígena da história de amor entre Orfeu e Eurídice.
Mocidade Alegre
Atual campeã, a escola apresentará o enredo Brasiléia Desvairada, sobre as viagens do escritor Mário de Andrade pelo Brasil.
Gaviões da Fiel
A agremiação corinthiana levará o enredo Vou te levar pro infinito, inspirado no samba Coisa boa é para sempre, de 1995, quando a escola conquistou o primeiro de seus quatro títulos.
A escola vai abordar a história centenária do rádio no Brasil, com o enredo Águia de Ouro Nas Ondas do Rádio.
Império de Casa Verde
Fafá de Belém será a homenageada da escola, com o enredo Fafá, a Cabocla Mística em rituais da Floresta. O desfile vai girar em torno da história da cantora e a sua relação com a cultura nortista.
Acadêmicos do Tucuruvi
O enredo Ifá irá falar sobre a religião e filosofia iorubá que nasceu em Ilê Ifé, na Nigéria.