Confira algumas dedicatórias encontradas em livros de José Mindlin
Anotações de José Saramago, Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade e outros importantes autores
Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 5 set 2025, 16h58 - Publicado em 18 mar 2013, 19h03
1/12 Dedicatória de Carlos Drummond Andrade de seu livro Alguma Poesia (1930) (Reprodução)
2/12 Dedicatória de 1974 do escritor Érico Veríssimo em exemplar de Fantoches (Reprodução)
3/12 "José Mindlin, este exemplar que tem vivido de mão em mão; e que nas tuas estará muito melhor", escreveu João Cabral de Melo Neto no presente ao empresário cuja capa leva serigrafia de Miró (Reprodução)
4/12 Dedicatória de José Saramago datada de 1983, em exemplar de Memorial do Convento (Reprodução)
5/12 Este livro de Luís Buñuel leva a inscrição "Olá Jose Mindlin! Com un abrazo de un fantasma L.B.Y la amistad de un vivo Jean Claude Carrière", datada de 1989. (Reprodução)
6/12 Da filha para o pai: "Para Mamãe e Papai esperando que a Moqueca de maridos não seja o prato de hoje;e se for, que sejam maridos alheios... Com muitos beijos da Betty" (Reprodução)
7/12 "A José Mindlin, a quem admiro e quero bem. – sempre pedindo um lugarzinho naquela biblioteca!", brincou Rachel de Queiroz em volume que reunia O Quinze, João Miguel e O Caminho de Pedra da autora. (Reprodução)
8/12 "Para o querido Mindlin, este livro antiquissimo – e tão ruim! – Com o melhor abraço desta amiga", escreveu Lygia Fagundes Telles no frontispício de uma edição de 1980 de Porão e Sobrado (Reprodução)
9/12 Hilde Weber e Alfredo Mesquisa saúdam e agradecem ao amigo José Mindlin em dedicatória em exemplar de Sílvia Pélica na Liberdade (Divulgação)
10/12 Em 1979, Adélia Prado anotou Para os queridos José e Guita vão os cachorros latindo de feliz e grata amizade.Abraços e saudades em exemplar de seu Solte os Cachorros (Reprodução)
11/12 O intelectual Antonio Candido, em seu Teresina, etc., escreveu a Mindlin e Guita: "um outro exemplar, porque notei que o primeiro (depois deo ter autografado) tinha um vinco na folha de guarda; e ao José só se pode mandar umlivro em condições..." (Reprodução)
12/12 Em exemplar de Uma Vida entre Livros, de 2000, o próprio Mindlin escreve dedicatória às bibliotecárias. (Reprodução)
Acompanhe as publicações dos seus autores favoritos
Aplicativo
Leia todas as revistas em um só app
Sites
Acesso ilimitado aos sites
Leia offline
Baixe e leia as edições digitais no app até onde não tem internet
Clube
Ingressos com super descontos
Leia também no
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Domine o fato. Confie na fonte. 15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Assinantes da cidade do SP