Dia dos Finados: entenda a importância do feriado para a cultura brasileira
Data religiosa, que ocorre amanhã (2), é feriado nacional desde 2002. Rituais, como visitar cemitérios e acompanhar missas, fazem parte da tradição
Desde 2002, o Dia de Finados é considerado um feriado nacional no Brasil. Também conhecido como Dia dos Mortos, a data religiosa é comemorada neste domingo (2), como um momento para relembrar e homenagear os entes queridos que já partiram.
“O Finados é uma das poucas efemérides que as pessoas se ativam para debater a morte, ainda que seja por um viés afetivo”, explica Thiago de Sousa, pesquisador e idealizador do projeto “O que Te Assombra?”, programa de tours guiados por cemitérios, com foco em história, arquitetura e lendas urbanas desses locais.
Em entrevista à Vejinha, ele explica que os rituais que englobam o dia, como visitar os cemitérios, estão enraizados na cultura dos brasileiros. “É quando as pessoas vão visitar os seus, pessoas que já foram, resgatando afetos, sua espiritualidade e ancestralidade.”
“Dia de Finados nos cemitérios é uma loucura. É cheio de gente e de preparo.” Além da parte emocional do feriado, Thiago explica que há uma relação econômica com os cemitérios da cidade. Segundo ele, a data serve como uma porta de visibilidade para as administradoras desses espaços: “parece que todo mundo se lembra da importância de você ter o espaço cemiterial digno nessa época, como se não fosse importante ter antes”, acrescenta.
Impacto no processo do luto
Para Ana Clara Bastos, psicóloga especialista em perdas e luto, a data no Brasil carrega uma melancolia, o que difere, por exemplo, da comemoração mexicana do Día de los Muertos que tomam as ruas com bandeirinhas, cores e festa. “A dor, a sensação de quem vive o luto muitas vezes aumenta nesta data. É aquele dia que coloca o dedo na ferida de muitas pessoas.”
Ana explica o significado e importância da data varia muito dependendo de cada individuo, podendo ser um momento de lembrança ou de dor. “Tem pacientes que duas semanas antes já começam a pensar no Dia de Finados, o que pode vir acompanhado também de uma cobrança social”. Essa cobrança pode trazer uma necessidade fazer uma homenagem nas redes sociais ou de visitar o cemitério, mesmo que isso não faça sentido para a pessoa. “Tudo isso implica em como nossa cultura vê o luto”, finaliza.
C6 Fest 2026 anuncia line-up com Robert Plant, The xx, Dijon e Amaarae





