3 perguntas para Matheus Nachtergaele
Na TV, o ator vive o personagem Encolheu na novela <em>Saramandaia</em> e, no cinema, é o protagonista da estreia <em>Na Quadrada das Águas Perdidas</em>
Você é o único ator em cena no filme. Já tinha vivido essa experiência?
No teatro, meu único monólogo foi na Escola de Arte Dramática (EAD) da USP, no início da minha formação. Em um filme, foi novidade. Estou em todas as cenas, e em silêncio. Era um exercício de concentração interessante. Mas cinema é uma arte de equipe e você nunca fi ca sozinho. Posso dizer que contracenava com a câmera, com os bichos, com a natureza…
Como era a rotina de filmagens num cenário tão árido?
Tivemos dez dias intensos de calor e trabalho pela caatinga nas regiões de Petrolina e Juazeiro. Fomos acompanhados por integrantes do Exército, que montavam uma base perto da locação para maquiagem, alimentação e repouso. À noite, voltávamos a Petrolina para dormir.
Por que você é quase sempre escalado para papéis cômicos na TV?
Não existe humor de qualidade sem o trágico nem tragé-dia sem senso de humor. Meu trabalho no cinema e na TV se completam. O personagem Encolheu, por exemplo, é louco de amor pela Redonda e cego politicamente. Depois da explosão dela, ele terá um golpe de consciência.