Continua após publicidade

Escritório de arquitetura paulistano se especializa em espaços para idosos

Atração da CASACOR, espaço de 45 m² foi totalmente projetado com base nas necessidades de moradores de terceira idade, mas sem "clima hospitalar"

Por Thaís Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 Maio 2018, 20h57 - Publicado em 9 Maio 2018, 21h58
 (Divulgação/Veja SP)
Continua após publicidade

Em menos de dez anos, o Brasil terá 38 milhões de idosos. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 70% dos acidentes envolvendo vítimas com mais de 60 anos acontecem dentro de casa. Mas ainda são raras as iniciativas urbanas para melhorar a vida dessa população.

Pensando nisso, a arquiteta Flavia Ranieri fundou a Grou, um escritório especializado em projetos arquitetônicos para idosos. “Fiz uma pós em grontologia para entender melhor as necessidades desse público”, conta. A missão é, com alguns ajustes, garantir boa qualidade de vida ao morador sem deixar a casa com “cara de hospital”.

A principal iniciativa dessa empreitada estará na edição paulistana da CASACOR 2018, a partir do dia 22 de maio. Trata-se de um apartamento de 45 m² especialmente projetado para a terceira idade. Para experimentar, os visitantes poderão vestir uma roupa que simula as limitações de uma pessoa mais velha.

À primeira vista, o espaço não parece ter nenhuma adaptação para moradores da cabeça prateada. Câmeras e outros equipamentos para evitar acidentes, por exemplo, ficam escondidos. O mesmo vale para os puxadores próximos a porta, com visual que passa longe do clima hospitalar. Para evitar quedas, não há tapetes.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.