Conheça estúdios de tatuagem que integram propostas artísticas diferentes
Confira quatro endereços visitados pela Vejinha

Distantes dos ambientes convencionais da arte, estúdios de tatuagem na capital paulista têm integrado diferentes propostas artísticas no portfólio e promovem eventos culturais para todos os gostos. Com exposições que vão de arte de rua a óleos sobre tela, festas eletrônicas e feiras gráficas, além da criação de marcas autorais, esses espaços criam conexões com os clientes e frequentadores em torno da arte.
Covil Tattoo
No 2º andar de um edifício na Rua Augusta está o recém- reformado Covil. Da entrada, dá para sentir a atmosfera do estúdio que surgiu em 2011 em Juiz de Fora (MG) e migrou para a capital paulista há nove anos. O local possui catorze artistas que produzem, além da arte na pele, diferentes produtos para a loja. “Nossos tatuadores residentes vêm do Rio Grande do Norte, do Piauí, de Minas Gerais. E todos eles com produções diversas, que vão de prints a pinturas”, conta a mineira Cecília Brasil, 30.
A loja possui itens como cangas, camisetas, bonés, bandeiras, serigrafias e prints, sempre com desenhos autorais. Neste mês, o espaço lançou um varal de bandeiras com desenhos do artista Hass. “Em agosto, vamos fazer a terceira edição da nossa feira gráfica. Antes dela, em junho, temos o nosso flash day anual, quando chamamos para tocar os DJs Gramboy e Lucian”, detalha Cecília. Rua Augusta, 1239, Consolação, ☎ 98057- 2955. Seg. a sáb., das 11h às 18h. coviltattoo@gmail.com.
Ilha DiSafo

Filmes, sarau, karaokê, exposições e, claro, tatuagem. O Ilha DiSafo, na Aclimação, é uma salada de frutas artística que promove eventos semanais com curadoria focada no protagonismo feminino. “Só trabalhamos com tatuadoras — mulheres cis e trans — ou pessoas não binárias. A casa tem uma pauta de valorização feminina, é um espaço de autoridade delas porque estávamos sedentas de um ambiente de troca, de cultura e conexão. A maioria das tatuadoras aqui é lésbica. É um lugar de acolhimento”, define Àstrid Rausch, que encabeça o projeto.
Comemorando um ano no formato atual, o estúdio abriu na primeira semana de abril a exposição internacional Text Me When You Get Home, na tradução “manda mensagem quando chegar em casa”, que traz obras de sete mulheres do Brasil, dos Estados Unidos e da Arábia Saudita. A mostra gratuita, organizada pela ONG de curadoria e incentivo à arte Apexart, ocupa o 2º andar da casa até 6 de maio. “No dia 26, temos um sarau que integra a exposição. As pessoas podem contar histórias, recitar poesias, cantar…”, convida Àstrid. Com agenda semanal, o estúdio realiza às quartas sessões de filmes, com temática feminina ou dirigidos por mulheres, e karaokês aos domingos. “Temos um bar, e semana que vem abrimos uma cozinha e café. Além disso, temos espaço para fazer home office”, diz a criadora do endereço. Rua Nilo, 478, Aclimação, ☎ 99413-6690. Seg. a dom., horários variados. @ilhadisafo
True Love Tattoo

“É um coletivo de arte e tatuagem”, afirma, categórico, Edgar de Camargo, 47, proprietário do True Love Tattoo, na Vila Buarque. O espaço inaugurou em março uma exposição dedicada à tatuagem, com trabalhos dos irmãos Arthur, Edgar e André de Camargo, que celebram os vinte anos do estúdio fundado pela família. Mais de oitenta obras dividem espaço, entre trabalhos em papelão e desenhos de tatuagens tradicionais. “Começamos no Tatuapé, com a proposta de levar a tatuagem mais tradicional à Zona Leste, e mantemos essa proposta”, diz Arthur de Camargo, 49, hoje dono do Analogicbox, também na Vila Buarque.
O True Love está em seu quinto endereço. “Comecei a reformar o estilo do estúdio na primeira mudança, porque era só tatuagem. Passamos a fazer shows de hardcore e rap, batalhas de rima, DJ set e um paredão de exposições. Nossa primeira mostra foi em 2022, com quarenta fotos da Vânia Toledo (1945-2020)”, lembra Edgar. Depois, o paredão recebeu as curadorias de Marcio Ficko, artista de street art, e Renato De Cara, curador do Paço das Artes, com óleos sobre tela.
Após o final da exposição em cartaz, com um evento em 3 de maio com discotecagem de Paulo Tessuto, do Capslock, o estúdio realiza um flash day com nomes da cena, como o húngaro radicado no Brasil Iván Százi. Além dos ambientes de arte, o True Love ainda integra o Narciso Café, o salão de cabeleireiro Estúdio Aloe e a pop-up shop Imaginaria Labs. Rua Doutor Cesário Mota Júnior, 448, Vila Buarque, ☎ 98323-7573. Seg. a sáb., das 11h às 20h. @truelovetattoosp
New Black Studio

A fachada superurbana do New Black Studio entrega um pouco do universo interior do estúdio de tatuagem. Os quatro andares com concreto e escadas pretas abrigam um time de tatuadores que toca as várias vertentes artísticas presentes no endereço. “É como um coletivo artístico, a gente incentiva a galera a produzir as coisas em diferentes meios. Nosso 2º andar funciona como um ateliê mesmo. Inclusive temos às quartas e quintas uma oficina de pintura ministrada pela Lorena Belo, uma de nossas residentes”, explica Paulo Bocchi, 29, sócio da casa.
Antes sediado na Vila Madalena, o New Black completa três anos em Higienópolis com um evento no próximo dia 4. “É nosso segundo evento nesta sede e também o segundo que não é totalmente focado na cena da tatuagem. No térreo, faremos apresentação de projetos, vamos ter o lançamento de uma coleção de roupas da nossa marca, o flash day e DJs”, conta. A festa, chamada Casa Aberta, ainda terá a grafiteira RedCap fazendo live painting. Na data, também estarão à venda pinturas produzidas pelos artistas do espaço. Rua Minas Gerais, 128, Higienópolis, ☎ 98352-6773. Seg. a dom., das 10h às 18h. @newblackstudio.
Publicado em VEJA São Paulo de 18 de abril de 2025, edição nº 2940