Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Exposição no Museu da Energia em SP reflete sobre moradia digna 

Exposição retrata o espaço do lar em diferentes culturas por meio da fotografia

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 jul 2025, 18h44
A exposição reúne fotos de diferentes países e realidades para refletir sobre a importância da dignidade em cada lar
 ((Edson Lopes Jr.)/Divulgação)
Continua após publicidade

Arte, fotografia e direitos sociais compõem a experiência imersiva da segunda edição da mostra “Onde Mora a Esperança”, aberta até o dia 30 de agosto no Museu da Energia, em São Paulo. A exposição é gratuita e apresenta 26 painéis fotográficos com imagens de 12 países, retratando o lar como espaço de memória, resistência e dignidade.

“O olhar dos fotógrafos e as imagens dos seus personagens nos remetem a uma grande diversidade de etnias, origens geográficas e culturas, e nos convidam a viajar pelo espaço que cada pessoa tem de mais íntimo: seu lar”, explicam os organizadores. 

Com curadoria do fotógrafo e educador João Kulcsár, a exposição mostra diferentes realidades e culturas com fotografias de artistas internacionais e brasileiros. O projeto é uma realização da ONG Habitat para a Humanidade Brasil, em parceria com a Whirlpool Corporation, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.   

Os registros de Maíra Erlich, no semiárido de Pernambuco, e de Rodrigo Zaim, na comunidade de Heliópolis e no centro da cidade de São Paulo, estão entre os destaques da exposição. Para os organizadores, o contraste entre os espaços urbanos evidenciam a urgência da moradia digna como direito fundamental.

Além das fotografias, a mostra traz imagens de mais de 70 países do acervo histórico da Habitat Internacional.  

Continua após a publicidade

“Esperamos que os visitantes se conectem com a diversidade das imagens e com a emoção das histórias. Os cenários e as realidades registrados são múltiplos, mas estão unidos pela esperança presente em cada sonho, conquista, e em cada lar construído na luta pela garantia de moradias dignas, e seguras para todos e todas”, afirma Socorro Leite, diretora-executiva da ONG Habitat Brasil. 

“Onde Mora a Esperança” conta com recursos de acessibilidade, como audiodescrição de todas as fotografias, presença de intérpretes de Libras no local (mediante agendamento para grupos) e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência. 

Programação

“Onde Mora a Esperança”. Até 30 de agosto, de quinta à sábado, das 10h às 17h. Museu da Energia, Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos, São Paulo.

Continua após a publicidade

Entrada gratuita

Mais informações

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup