Gal Costa leva moqueca do Zanzibar à casa de shows Terra da Garoa
Cantora inaugura projeto MPB na Terra da Garoa, cuja proposta é aliar música e gastronomia
A cantora Gal Costa se apresenta nas duas próximas quartas-feiras, dias 2 e 9 de abril, na casa de espetáculos Terra da Garoa. Os shows, com sucessos da carreira e homenagens à cidade, estreiam o novo projeto da casa, MPB na Terra da Garoa. A ideia é aliar música e gastronomia, com uma ajudinha do artista convidado, que deve indicar um prato para fazer parte do cardápio da noite.
Baiana que é, Gal escolheu a moqueca da chef Ana Célia, do tradicional restaurante Zanzibar, em Salvador. Inaugurado na década de 70, o endereço tornou-se point da classe artística na época. A iguaria será preparada pela própria chef nas duas noites. Os ingressos custam entre R$ 290,00 e R$ 490,00, incluindo o jantar, que será servido antes da apresentação, a partir das 20h.
Confira abaixo a receita:
Moqueca baiana à Tropicália – Chef Ana Célia, do Zanzibar
Ingredientes
- 1 kg de peixe fresco (badejo ou pescada amarela)
- 2 tomates
- 1 pimentão vermelho
- 2 cebolas
- 2 colheres de coentro picado
- 1½ copo de leite de coco fresco
- 50 ml de azeite de dendê
- Alho
- Limão
- Sal
Modo de Preparo
- Limpar as postas de peixe e temperar com o alho, sal e limão. Reserve.
- Em um recipiente, macerar a metade dos ingredientes (uma cebola, um tomate, meio pimentão, uma colher de coentro picado). A outra metade dos ingredientes será usada para decorar a moqueca.
- Juntar os ingredientes macerados ao peixe. Dispor numa frigideira, em fogo alto, o peixe já temperado. Cozinhe por 15 minutos. Em seguida, junte o leite de coco fresco.
- Deixar em fogo baixo por mais 15 minutos, acrescentando o restante dos ingredientes (a cebola, o pimentão e o tomate cortados em rodelas) e, por último, o azeite de dendê.
- Servir com arroz branco, pirão ou farofa.