Avatar do usuário logado
OLÁ,

Mostra do MIS explora os bastidores dos sets de Alfred Hitchcock

Exposição sobre o cineasta inglês conta com mais de 400 itens e instalação interativa de 'Psicose'

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 fev 2020, 16h00 - Publicado em 13 jul 2018, 06h00
O diretor com cena de 'Os Pássaros', de 1963: ele tinha um estilo centralizador (Alfred Hitchcock Papers, Margaret Herrick Library, Academy of Motion Pictures And Sciences/Veja SP)
Continua após publicidade

Mestre do suspense, o cineasta inglês Alfred Hitchcock (1899-1980) tem sua filmografia destrinchada na nova exposição do MIS, com inauguração prometida para esta sexta (13). Orçada em 1,25 milhão de reais, a mostra segue a pegada pop difundida pelo ex-diretor do museu e atual secretário municipal de Cultura, André Sturm, que assina a curadoria.

Apesar do grande número de itens em exibição — mais de 400 peças, entre storyboards, croquis de figurinos, cartazes e fotos —, não se trata de uma reunião de relíquias. “Nosso foco é explorar o seu método de fazer filme”, enfatiza Sturm. Ao contrário de O Mundo de Tim Burton, de 2016, que teve o conceito em parte importado de Nova York, a montagem agora é totalmente nacional.

Detalhes dos bastidores das gravações do filme Festim Diabólico_1948_Acervo Marc Wanamaker Bison Archives Hollywood California.jpg
Gravação de ‘Festim Diabólico’ (1948), filmado quase sem cortes: um dos focos da exposição de 1,25 milhão de reais (Acervo Marc Wanamaker Bison Archives, Hollywood, California/Veja SP)

Para compor o clima misterioso, dois andares foram divididos em dezessete núcleos, cada um correspondente a um longa-metragem. A iluminação amarelada e a recriação de sets prometem provocar um frio na espinha. No ambiente que deve ser o mais concorrido, o cenário do clássico Psicose (1960) terá direito à banheira na qual a secretária Marion Crane, interpretada por Janet Leigh, foi assassinada. Ela fará parte de uma instalação interativa, mantida em segredo para evitar spoilers.

Centralizador, Hitchcock supervisionava todas as etapas de produção. “Ele elaborava o filme inteiro na cabeça”, aponta o pesquisador Carlos Primati. Quase quarenta anos depois da morte do inglês, elementos de suas produções se mantêm atuais. “A sombra projetada na cortina em Psicose é uma marca replicada até hoje”, diz Sturm.

Continua após a publicidade
Carta de criança sobre propaganda do filme Os Pássaros_ Crédito Margaret Herrick Library, A.M.P.A.S.JPG
Carta sobre ‘Os Pássaros’ (Margaret Herrick Libray/Veja SP)

Se nos filmes pessoas comuns se metiam em enrascadas, quem passear pela montagem também vai ter o gostinho de perder o controle e dar de cara com o inesperado. Os acessos aos ambientes serão feitos por inúmeras portas. “Algumas são falsas”, entrega o croata naturalizado brasileiro Marko Brajovic, diretor artístico. “O suspense das telas será transportado para o percurso, que terá a sensação de um labirinto.”

Desenho de figurino para personagem de Kim Novak no filme Um corpo que cai_1958_Edith Head Papers, Biblioteca Margaret Herrick, AMPAS.jpg
Croqui de figurino de ‘Um Corpo que Cai’: mais de 400 itens foram garimpados (Divulgação/Veja SP)
Continua após a publicidade

Divulgação aterrorizante

Confira alguns dos cartazes dos filmes que estarão em exibição nos dezessete núcleos dos dois andares

Um Corpo que Cai. A saga do detetive interpretado por James Stewart teve tom cadavérico no cartaz criado pelo polonês Roman Cieslewicz.

Pôster do filme Um corpo que cai (Polônia)Vertigo, 1958_Crédito Margaret Herrick Library, A.M.P.A.S.jpg
(Margaret Herrick Libray/Veja SP)
Continua após a publicidade

Festim Diabólico. O filme, sobre um jantar sádico com direito a cadáver no baú, ganhou representação gráfica da cubana Giselle Monzón.

Pôster do filme Festim Diabólico_Rope_1949(Cuba) Crédito Margaret Herrick Library, A.M.P.A.S.jpg
(Margaret Herrick Libray/Veja SP)

Os Pássaros. No pôster italiano, a trama de terror calcada no ataque de aves ganhou cores vibrantes e retratos, inclusive o de Hitchcock.

Continua após a publicidade
gli_uccelli__birds_100x75.5 (1).jpg
(Margaret Herrick Libray/Veja SP)

Hitchcock — Bastidores do Suspense. MIS. Avenida Europa, 158, Jardim Europa. Terça a sábado, 10h às 21h; domingo e feriados, 9h às 19h. R$ 12,00 (bilheteria) e R$ 20,00 (IR). Grátis às terças. Até 21 de outubro.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.