Avatar do usuário logado
OLÁ,

Maestro João Carlos Martins revela cura de câncer de próstata

Descoberta ocorreu em março e após cirurgia artista recebeu notícia de estar livre da doença

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 abr 2025, 15h46
patio-higienopolis-joao-carlos-martins
João Carlos Martins no Pátio Higienópolis: cirurgia  (Acervo Pátio Higienópolis/Divulgação)
Continua após publicidade

O maestro João Carlos Martins, de 84 anos, revelou que foi diagnosticado com câncer de próstata em março deste ano e que, após uma cirurgia, está livre da doença. Em entrevista ao portal “Metrópoles”, ele contou que recebeu a confirmação oficial da erradicação do tumor no sábado (26).

“Ontem, eu tive a notícia maravilhosa, no exame, que o câncer foi erradicado. Só ontem. Você é a primeira pessoa a saber”, disse o maestro ao veículo.

A suspeita da doença surgiu durante um check-up de rotina realizado no final de março. Diante da possibilidade de um tumor maligno, o maestro solicitou imediatamente a realização de uma biópsia, que confirmou o câncer e indicou a necessidade urgente de cirurgia, de acordo com o portal.

Apesar da preocupação com dois importantes compromissos — um concerto na Sala São Paulo, em 30 de abril, e outro no Carnegie Hall, em Nova York, em 9 de maio —, o maestro decidiu seguir com a operação. “Era uma responsabilidade enorme”, disse.

A cirurgia foi considerada um sucesso, mas o pós-operatório apresentou complicações. Martins sofreu uma obstrução intestinal que, segundo os médicos, poderia ter levado à perfuração do órgão. “Foi a pior noite da minha vida”, relatou. Para resolver o problema, foi necessário um procedimento de emergência.

Além disso, o maestro teve uma piora nos movimentos de uma das mãos, causada pelo estresse pós-operatório e agravada pela distonia focal do músico, uma condição que afeta o controle muscular. “É a pior doença que pode acontecer para um músico. É como uma prima distante do Parkinson”, explicou ao portal.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.