Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Mês de Oktoberfest: a história da festa alemã de cerveja em São Paulo

A versão paulistana do festival estreou no calendário oficial da cidade em 2017, e sua sexta edição começa nesta sexta-feira (6)

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 out 2023, 11h48 •
oktoberfest-sp-festa-alema-de-cerveja
Oktoberfest: conheça a história da tradicional festa alemã. (Fernando Souza/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Outubro chegou, assim como a festa cervejeira Oktoberfest, que nasceu na Alemanha há dois séculos e ganhou versões por todo o mundo. Na capital paulista, a São Paulo Oktoberfest começa nesta sexta-feira (6), no Ginásio do Ibirapuera.

    O berço da festa alemã é a cidade de Munique, no século XIX. A celebração foi criada para comemorar o casamento do então príncipe Luís I com a princesa Theresa de Sachsen-Hildburghausen, em 1810.

    Desde então, a Oktoberfest se tornou uma tradição anual. Cerca de seis milhões de visitantes viajam para o festival original na Alemanha até hoje.

    Siga
    oktoberfest-blumenau
    A tradicional festa alemã: sede no sul do país. (Motointermedia por Pixabay/Veja SP)

    Oktoberfest no Brasil

    Em terras brasileiras, a tradição foi seguida especialmente na região Sul do país, nas cidades com maior número de descendentes de alemães.

    Continua após a publicidade

    A maior Oktoberfest do Brasil acontece em Blumenau, em Santa Catarina, e também é a segunda maior do mundo e a maior das Américas.

    A festança acontece desde 1984 no município, e foi criada em meio a uma sequência histórica de enchentes. O sucesso do evento ajudou a recuperar a economia da cidade.

    Hoje, o festival catarinense reúne cerca de 600 mil pessoas todos os anos.

    Continua após a publicidade

    Oktoberfest em São Paulo

    Na capital paulista, acontecem diversas festas em outubro que remetem à Oktoberfest. Mas o evento só entrou no calendário oficial da cidade em 2017, com a primeira edição da São Paulo Oktoberfest.

    Naquele ano, foram reunidas 75 mil pessoas no Anhembi. A festa só não aconteceu no ano de 2020, por conta da pandemia — a última edição, em 2022, reuniu 61 902 pessoas.

    Em 2023, acontece a sexta edição da festa paulistana, pela segunda vez no Ginásio do Ibirapuera. Nos dias de evento, terão shows de nomes populares da música nacional — neste ano se apresentarão Banda Eva, Péricles, Lauana Prado, É o Tchan!, Mumuzinho, Planta & Raiz, Felipe Araújo, Ira!, Di Propósito e Falamansa.

    Continua após a publicidade

    Grupos de rock e conjuntos típicos alemães também costumam integrar a programação, além de comidas típicas e as tradicionais variedades de cerveja.

    Ginásio do Ibirapuera. Rua Manoel da Nóbrega, 1361, Paraíso, ☎ 3887-3500. Qui. (12) e dom. (8, 15 e 22), 14h/23h. Sex. (6, 13 e 20), 18h/2h. Sáb. (7, 14 e 21), 15h/1h. R$ 126,00 a R$ 528,00. saopaulooktoberfest.com.br.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês