Continua após publicidade

Primeira mostra de Lasar Segall no Brasil é relembrada

Museu homônimo apresenta '50 Obras do Acervo', em comemoração ao centenário da exibição original ocorrida em 1913, no centro da capital

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 16h14 - Publicado em 14 mar 2013, 19h29

Onipresentes no universo das artes visuais, as efemérides parecem muitas vezes cumprir apenas a função de estabelecer uma justificativa qualquer e plausível para determinada celebração. Em outros casos, no entanto, escapam do óbvio e conseguem demarcar algum acontecimento de fato importante. Nesse grupo se encaixa o centenário da primeira exposição de Lasar Segall (1891-1957) no Brasil, relembrada agora pelo museu que leva seu nome, uma charmosa casa projetada pelo arquiteto modernista Gregori Warchavchik e onde o artista morava.

A mostra original ocorreu em março de 1913, em um salão alugado na Rua São Bento, no centro da cidade. O lituano vivia no Brasil desde o fim do ano anterior, e dava aulas de desenho a Jenny Klabin, futura escritora e tradutora, com quem viria a se casar mais tarde. Duas montagens integram a homenagem àquela exposição. 50 Obras do Acervo pinça trabalhos da coleção de 3.000 itens do Museu Lasar Segall.

Há raridades incluídas, caso de Asilo de Velhos (1912), cujo ar esfumaçado lembra mais o impressionismo francês do que o expressionismo germânico pelo qual Segall se tornou famoso, e Leitura (1913). Das telas mais conhecidas, vale observar os tons rebaixados de Jovem de Cabelos Compridos (1942) e Dois Nus (1930). Também estreia neste sábado (16) 60 Fotografias. As imagens, de autoria de Hildegard Rosenthal, B.J. Duarte e vários outros fotógrafos conceituados, documentam o cotidiano do pintor, inclusive com registros de viagens para o exterior.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.