SP terá réplica permanente de quarto Anne Frank em memorial
Nova atração cultural será réplica do quarto onde a jovem judia viveu escondida durante a Segunda Guerra Mundial

A cidade de São Paulo será a segunda no mundo a ter uma réplica do quarto onde viveu a adolescente alemã de origem judaica Anne Frank, vítima do Holocausto.
Com inauguração prevista para 2026, o Espaço Anne Frank ficará localizado em um anexo ao Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, no Bom Retiro, região central de São Paulo.
Quarto de Anne Frank
Para ser desenvolvido, o projeto passou por autorização da Fundação Anne Frank, sediada em Amsterdã, na Holanda, que administra o museu que preserva o local onde a família Frank se escondeu durante a Segunda Guerra Mundial.
Com escrivaninha, livros e fotografias, o local será uma reprodução do quarto onde a adolescente judia viveu escondida com a família, em Amsterdã, durante dois anos, para escapar da perseguição nazista.
O espaço integrará o circuito de museus da capital e terá programação de visitas para todas as escolas municipais.
Anne Frank
Anne Frank, autora de um dos livros mais lidos do mundo, o “Diário de Anne Frank”, tornou-se símbolo da resistência e da memória do Holocausto.
Para fugir dos agentes nazistas, Anne e sua família se mudaram para um esconderijo secreto em Amsterdã, em 1942. Presa e deportada para Auschwitz, na Polônia, a jovem foi morta em um campo de concentração aos 15 anos, sua história segue inspirando ações de preservação da verdade histórica e de combate ao ódio.