Continua após publicidade

Três novos campos de golfe serão inaugurados até 2014

Com a modalidade de volta à Olimpíada, espaços surgirão em cidades próximas à capital

Por Mariana Desidério
Atualizado em 16 Maio 2024, 17h28 - Publicado em 28 jun 2013, 17h00
Golfe
Golfe (Divulgação/)
Continua após publicidade

Depois de mais de um século afastado da Olimpíada — a última participação foi em 1904, em Saint Louis (Estados Unidos) —, o golfe voltará a ser incluído no evento em 2016, no Rio de Janeiro. A atenção da mídia e o consequente acesso a patrocinadores e verbas públicas motivaram o aumento na procura pelos tacos de ferro e madeira: desde o anúncio do retorno aos Jogos, há quatro anos, o número de praticantes em São Paulo cresceu 30%.

+ Saiba onde praticar golfe em São Paulo

Hoje existem na cidade cerca de 5 500, entre profissionais e amadores, o que corresponde a mais de 20% do total do país. “A expectativa no setor é que a quantidade de adeptos se amplie em uma taxa ainda maior até 2016”, afirma o presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Paulo Cezar Pacheco. Para suprirem essa demanda, dois novos campos passam a funcionar neste ano em cidades próximas à capital. Localizados em condomínios fechados, ambos serão abertos ao público em geral, que poderá contratar aulas particulares ou alugá-los para partidas amistosas.

Um deles é o Clube de Golfe Vila da Mata, em São Roque (a 60 quilômetros de São Paulo), que teve parte de suas instalações inaugurada neste mês, com galeria de arte, espaço gastronômico e um hotel, o Villa Rossa. O empreendimento, que contou com investimento de 60 milhões de reais do Grupo Taxaquara, só ficará totalmente pronto em dezembro. Mas já é possível utilizar o driving range (área de treino), que funciona inclusive à noite. Com nove buracos (metade do oficial), ele ocupa uma área de 400 000 metros quadrados. O valor do aluguel por jogo gira em torno de 100 reais.

Continua após a publicidade

 

Praticante do esporte há doze anos, o administrador José Fantin garantiu um terreno de 1 000 metros quadrados no condomínio (o metro quadrado custa a partir de 350 reais). “Hoje em dia preciso deixar a família sozinha quando saio para disputar uma partida, mas pretendo construir uma casa para levar todos juntos nos fins de semana”, afirma ele, que sonha com a companhia futura do neto Rafael, de 1 ano e 4 meses.

+ Especial Inverno 2013

“Comprei um joguinho de tacos de plástico para ele.” O negócio também atraiu pessoas que nunca haviam se aventurado na modalidade. “Somente 5% dos compradores já praticam o esporte”, diz o diretor executivo do GrupoTaxaquara, Altamiro O’Rilley. O diretor presidente do Hospital Santa Paula, George Schahin, é um deles. “Sempre tive vontade de aprender a jogar, mas só agora vi uma oportunidade, por estar perto de São Paulo”, diz.

Continua após a publicidade

Um local que também deve atrair interessados é o campo do condomínio Fazenda Itapema, em Limeira (a 140 quilômetros da capital). Parte das instalações, como o driving range, tem inauguração prevista para agosto, quando começam as aulas da modalidade. O valor por pessoa deve ficar em torno de 50 reais. O gramado só estará totalmente pronto no ano que vem, com nove buracos e 330 000 metros quadrados espalhados no entorno das estruturas históricas da fazenda, fundada em 1860. Um lote de 300 metros quadrados custa cerca de 240 000 reais.

Golfe
Golfe ()

Outro espaço do gênero será inaugurado em 2014 no condomínio Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz (a 110 quilômetros da capital). Com dezoito buracos, 820 000 metros quadrados e investimento de 18 milhões de reais, será o segundo campo dolocal — o primeiro funciona desde 2009, restrito a condôminos e convidados.

Continua após a publicidade

O aumento do número de praticantes fez surgir novos serviços. Neste ano, a agência de turismo Landscape, na Vila Madalena, passou a organizar viagens temáticas com foco no esporte. A primeira, Golfe & Vinhos, ocorreu em março e teve a Argentina como destino. Para os próximos meses estão previstos os roteiros Golfe & Cassino, em Punta del Este, no Uruguai; Golfe & Compras, em Miami, nos Estados Unidos; e Golfe & Charutos, em Cuba. Esse último é vendido por 5 900 reais, incluindo hospedagem em hotel cinco-estrelas e passagens aéreas.

› O custo dos dezoito buracos: saiba o preço de alguns acessórios e aulas:

  • Catorze tacos — De 600 a 5 000 reais
  • Doze bolas — De 50 a 260 reais
  • Tênis — De 300 a 530 reais o par
  • Aula particular — De 50 a 150 reais
  • Partida — De 60 a 400 reais
  • Treino — De 5 a 80 reais (com vinte a 100 bolas)
Continua após a publicidade

Serviço:

› Clube de Golfe Vila da Mata. Rua Cora Coralina, 450, São Roque, ☎ (11) 3888-3000. https://www.viladamata.com.br.

› Fazenda Itapema. Rodovia Anhanguera, km 150,Limeira, ☎ (19) 3442-4036. https://www.fazendaitapema.com.br.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.