Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Valter Hugo Mãe revela seus artistas, músicos e escritores brasileiros favoritos

Durante visita à Mostra de Cinema de São Paulo, o escritor português contou quais nomes da música, literatura e artes plásticas do Brasil o inspiram

Por Laura Pereira Lima
7 nov 2025, 11h46
valter-hugo-mae
 (Roberto Setton/Veja SP)
Continua após publicidade

Valter Hugo Mãe veio à capital paulista para divulgar dois filmes na Mostra Internacional de Cinema: O Filho de Mil Homens, adaptação cinematográfica brasileira de seu livro homônimo, publicado em 2011, e De Lugar Nenhum, documentário sobre seu processo de escrita.

Enquanto estava em São Paulo, o autor português revelou à Vejinha seus artistas brasileiros favoritos.

“A cultura brasileira é muito frenética,  ela é imparável, porque o país é imenso. Às vezes até é muito difícil conhecer conhecer toda a gente, porque há muita gente muito boa”, conta Hugo Mãe.

Trilha sonora brasileira

Johnny Hooker posa de perna flexionada em macacão prateado
Johnny Hooker: “bravura extrema” (Carlos Salles/Divulgação)

Ele começou a ouvir música brasileira por influência das irmãs mais velhas, que eram fãs de Roberto Carlos. Com o tempo, foi ganhando um repertório diverso de estilos musicais daqui, com ídolos da MPB, como Chico Buarque e Milton Nascimento, bandas de rock nacional, e artistas em ascensão, caso de Johnny Hooker, Zé Ibarra e Tim Bernardes. “Acho que não há um dia em que eu não ouço música brasileira”, resume.

Na lista do escritor ainda estão, Caetano Veloso, Chico Buarque, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Mônica Salmaso, Marisa Monte, Titãs, Legião Urbana, Tim Bernardes, Zé Ibarra, e outros.

Continua após a publicidade

“Acabei de descobrir Nina Maia e achei incrível. Ela acabou de lançar o primeiro disco, uma estreia deslumbrante. O Johnny Hooker estava na estreia de O Filho de Mil Homens. Eu acho ele temperamental, um indivíduo perigoso. Gosto do jeito perigoso dele, parece que vai enlouquecer em palco. Gosto muito de artistas que tenham uma bravura extrema, que não sejam absolutamente a normalidade”.

Um pulo no museu

Luiz zerbini
Luiz Zerbini: “muito incrível” (Eduardo Ortega/Divulgação)

Fã de carteirinha das artes plásticas, Valter Hugo Mãe não deixa os artistas de fora da sua lista de favoritos. Ele próprio se arrisca nas artes plásticas, e foi o responsável por desenhar o cartaz oficial da Mostra Internacional da Cinema. “Sou verdadeiramente aquilo que chamam de amador, porque faço por amor”, pontua.

  • Luiz Zerbini “O Luiz Zerbini é muito incrível”
  • Antônio Obá “É um dos meus favoritos. É um artista que me fascina, que eu adoraria conhecer, mas parece que é tímido e vive lá em Brasília. Ele não aparece… Acho muito indecente que ele não dê a cara. Quero cumprimentá-lo um dia”
  • Alfredo VolpiAs bandeirolas dele parecem uma roupa espaventando, mas ao mesmo tempo são umas fantasmagorias da luz. Parece uns espectros de luz que ele deixa pendurados e a gente tem que acionar nosso próprio movimento, nosso próprio vento. Porque aquilo é excepcionalmente parado, mas sugere uma espera do movimento. E o movimento tem de ser você que observa. Então eu gosto muito dele”
Continua após a publicidade

Colegas da literatura

amara-moira
Amara Moira: “Gosto da linguagem dela” (Leo Martins/Veja SP)

Quando vem ao Brasil, Valter Hugo Mãe costuma levar mais de cem livros brasileiros na mala. Desta vez, um dos eleitos foi o novo livro de Itamar Vieira Júnior, Coração sem Medo, publicado em 13 de outubro. Conheça alguns outros autores admirados pelo português:

  • Guimarães Rosa
  • Manoel de Barros
  • Clarice Lispector
  • Graciliano Ramos
  • Marcelino Freire
  • Bartolomeu Campos de Queirós
  • Giovana Madalosso
  • Micheliny Verunschk
  • Adélia Prado “Amo de paixão. Queria muito casar com ela”
  • Carlos Drummond de Andrade
  • João Cabral de Melo Neto
  • Amara Moira “Gostei muito da linguagem e da bravura que ela traz”
  • Simone Paulino “É uma escritora maravilhosa”
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 32,90/mês