Sopa: novidades nos restaurantes, opções detox e até de chocolate
Saiba onde se aquecer com sabores clássicos (e outros nem tanto) e conheça restaurantes que incluiram bons caldos no cardápio
COLHERADA DE NOVIDADES
Bares e restaurantes incrementam o cardápio com receitas quentinhas
■ A Figueira Rubaiyat: quatro criações ficam em cartaz até o fim do inverno. O creme de tomate com queijo de cabra francês chabichou e manjericão é salpicado de tomate seco (30 reais). Torradas de baguete acompanham. Outra opção combina camarão, lula, vieira e peixe ao toque de licor de anis e uísque (60 reais). Em cartaz também nas duas unidades do Baby Beef Rubaiyat, no Itaim Bibi e no Paraíso.
■ Osteria del Pettirosso: nascido em Roma, na Itália, o chef Marco Renzetti propõe três receitas autênticas de sua cidade natal nesta cantina premiada pela edição especial VEJA COMER & BEBER. Abre o apetite o delicado caldo de carnes enriquecido por ovo mexido, ervilhas e quadradinhos de massa artesanal (29 reais). Podem valer por uma refeição o creme de grão-de-bico com sabor marcante de alecrim (29 reais) e o de feijão e cogumelo porcini mais pele de porco crocante (39 reais), ambos incrementados por macarrão. Serão servidos até 30 de agosto.
■ Pirajá: o botequim de alma carioca aquece o estômago dos boêmios com quatro caldinhos sazonais (13 reais cada um) durante a temporada de frio. Servidos em caneca de ágata, recebem bolinhos de mandioca com parmesão de guarnição. Entre os sabores, aparecem creme de feijão-de-corda, agrião e uma versão de milho com bacon e alho-poró.
■ Tian: especializada na culinária do Sudeste Asiático e do Extremo Oriente, a casa criou um menu de lámens, compostos de macarrão artesanal, copa lombo, kamaboko (massa de peixe), ovo, cebolinha e sal de katsuobushi (conserva seca de bonito) em caldo de pato (29 reais). Também faz uma opção com camarão grelhado e moyashi (broto de feijão) mergulhados em base de lagostim (32 reais).
DETOX QUENTINHO
Opções para aquecer em casa sem sair da dieta
■ All Light Gourmet: conhecida por preparar refeições balanceadas e entregálas em descoladas marmitas na casa dos clientes, a marca lançou agora uma loja virtual. A plataforma exibe seis sopas (16 reais cada uma) levinhas, vendidas em porções congeladas de 250 gramas. Tem apenas 32 calorias a versão de tomate e manjericão. Quase nada mais potente, o creme de abóbora possui 43 calorias.
+ Nutricionista ensina receita de sopas saudáveis
■ S Simplesmente: além dos ótimos pães sem glúten e das imbatíveis granolas (doces e salgadas), propõe sopas frescas em potes de vidro. São seis sabores, entre eles tomate com anis-estrelado. À frente do negócio, os sócios Charles Piriou e Thiago Medeiros acabam de lançar um creme de batata-doce ao cardamomo e outro de cenoura perfumada por maracujá. Cada porção de 500 mililitros custa 24,50 reais.
NOSTALGIA NA CUMBUCA
A Ceagesp serve a tradicional versão de cebola gratinada até o fim de agosto
Quem viveu nos anos 60 e 70 deve se lembrar da sopa de cebola servida durante a madrugada no antigo Ceasa. A ideia era alimentar os trabalhadores, mas a receita fez tanto sucesso que passou a atrair visitantes de todos os cantos da cidade.
+ Confira o cardápio de sopas da Ceagesp
Essa memória afetiva ajuda a explicar o êxito do bufê montado no entreposto desde 2009. Para driblar a fome dos comensais que aguardam uma mesa (às sextas e aos sábados, a espera ultrapassa uma hora), há antepastos como sardela e minissalsicha (59,90 reais o quilo).
No ruidoso salão, caldos como galinha com pequi e queijo mais brócolis ficam em segundo plano. As cumbucas preenchidas até a metade com um sedoso creme de cebola e pão gratinado roubam as atenções. Apenas aos domingos, um creme de chocolate quentinho, para devorar com frutas frescas, arremata a refeição. Pagam-se 32,90 reais por pessoa para comer à vontade.
CREME DOCE
Dois endereços onde a sopa é a sobremesa
■ Made by Nina: até o fim de agosto, ficam em cartaz três irresistíveis receitas açucaradas (19,50 reais cada uma). Todas elas têm como base uma calda de chocolate, feita com matéria-prima belga ao leite e meio amarga mais fava de baunilha. Servidas em cumbuca de louça, podem ser finalizadas com mix de castanhas, frutas vermelhas ou framboesas.
■ Tomyam: tem sotaque tailandês a sopa de bananas cozidas em leite de coco ao perfume de capimlimão, limão-kaffir e especiarias, entre elas cravo-massala. Nem essa sobremesa escapa de um toque de curry amarelo, levemente apimentado. Na companhia de arroz-doce ou sorvete, custa 25 reais.