Dez lugares para amantes das letras
Bibliotecas, livrarias e sebos estão na lista de passeios para quem aprecia boa leitura e procura locais tranquilos e com diversificados títulos
A data 29 de outubro é dedicada ao Dia Nacional do Livro em homenagem a transferência da Real Biblioteca Brasileira em 1810, ao Brasil. Para celebrar, nada melhor que ler bons livros em um ambiente agradável.
Quem procura um lugar calmo e com um bom acervo encontra um ótimo refúgio na Biblioteca Mário de Andrade, na Avenida São Luís, na região central. O local recém-reformado reúne 42 000 exemplares para empréstimo ou para serem lidos ali mesmo.
Outra boa opção é a Biblioteca de São Paulo, localizada no Parque da Juventude, na Avenida Cruzeiro do Sul, na Zona Sul. São 4 257 metros quadrados, divididos entre espaço para leituras, jogos e áreas de conveniência.
Para quem procura títulos novos e adora folhear obras sem o compromisso de comprá-las, a dica são livrarias como a Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, e a da Vila, na Alameda Lorena, nos Jardins. Ambas dispõem de um delicioso café para acompanhar a leitura.
Os pequenos têm acolhida na Casa de Livros, no número 259 da Rua Capitão Otávio Machado, na Chácara Santo Antônio, na Zona Sul. A livraria é especializada em obra infanto-juvenil, mas também tem programação para adultos, como o Sarau Literário, que oferece uma hora de contos ou de música.
Outro ambiente que atrai intelectuais é o velho e conhecido sebo que, embora não tenha um local próprio para a leitura, concentra livros, gibis, revistas, CDs, DVDs, VHS e vinis antigos a preços acessíveis. O do Messias, na Praça João Mendes, na região central, tem como diferencial a organização das obras, além de todas as tardes apresentar um violinista tocando composições clássicas.
Veja abaixo outras quatro opções de lugares para encontrar bons livros
– Biblioteca Sérgio Milliet
– Livraria Capítulo 4
– Livraria Cortez
– Sebo Canto das Letras