Anvisa aprova Coronavac para crianças de 3 a 5 anos
Agência definiu que imunizante não pode ser aplicado em crianças imunossuprimidas; cronograma de vacinação depende de definição do Ministério da Saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (13), o uso da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos. Até hoje, o imunizante só era autorizado em crianças acima de 6 anos de idade. Com isso, ela se torna a única vacina no país que pode ser aplicado no público de 3 e 4 anos de idade.
+ A cada dois minutos um motorista da capital é multado por usar celular
Votaram a favor da liberação para a faixa etária os diretores Alex Campos, Meiruze Freitas, Rômison Mota, Cristiano Jourdan e o presidente Antônio Barra Torres. O início da vacinação para as crianças dessa idade dependem de cronograma a ser definido pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias de saúde estaduais.
De acordo com a decisão, a Coronavac não poderá ser aplicada em crianças imunossuprimidas, e a primeira e segunda dose deverão ser aplicadas com um intervalo de 28 dias, assim como é feito em crianças maiores, adolescentes e adultos.
A vacina feita pela farmacêutica chinesa Sinovac e distribuída no Brasil pelo Instituto Butantan foi o primeiro imunizante contra a Covid-19 aprovado no Brasil, em janeiro de 2021, para adultos. Só foi liberada para o público menor de 18 anos em janeiro deste ano, para o público entre 6 e 17 anos.