Qual é o bairro com maior número de mortes pela Covid-19 em São Paulo?
Levantamentos mostram onde residiam paulistanos que faleceram pela pandemia
Por Guilherme Queiroz
17 abr 2020, 09h22 • Atualizado em 27 Maio 2024, 18h24
(Diogo Moreira/Divulgação Governo de São Paulo/Divulgação)
Continua após publicidade
Compartilhe essa matéria:
A prefeitura de São Paulo divulgou um gráfico em que separa por distrito o número de mortos pela Covid-19 até esta sexta-feira (17). A cidade conta com 743 óbitos pela doença, segundo o último levantamento.
No gráfico em questão, a prefeitura considera tanto o número de casos de mortes suspeitas, que são 1 192, quanto de mortes confirmadas pela pandemia. Juntando as informações, o distrito do município que possui o maior número de óbitos é a Brasilândia, na Zona Norte, com 54 vítimas. Em seguida aparece Sapopemba, na Zona Leste, com 51. Outros em destaque são São Mateus, 41, Cidade Tiradentes, 37, ambos na Zona Leste; Ipiranga, na Zona Sul, conta com 36 mortos. Veja na imagem abaixo:
Mortes por Covid-19 até 17 de abril (Prefeitura de São Paulo/Divulgação)
Em outro gráfico, a prefeitura mapeia também por distrito onde residem os paulistanos que tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19. A cidade conta com 8 285 casos confirmados. Os bairros que possuem o maior número de infectados são: Morumbi, com 297; Jardim Paulista, 200 e Vila Mariana, com 207, todos na Zona Sul. Confira o mapa completo:
Continua após a publicidade
Número de casos confirmados até 17 de abril (Prefeitura de SP/Divulgação)
Em março a repórter Tatiane Assis, da Vejinha, teve acesso a um relatório da prefeitura que mostrava quais são os bairros com o maior número de idosos. Os números da população em 2019 mostram que, não necessariamente os locais que lideram no índice são os que têm mais mortes pela Covid-19.
Em números absolutos lidera o Sacomã, com 29 200 moradores com 60 anos ou mais. Em seguida aparece Jabaquara, com 28 900, também na Zona Sul, e Sapopempa, 29 100, na Zona Leste. Levando em conta a quantidade de idosos em comparação aos cidadãos de cada distrito, o cenário muda: Alto de Pinheiros tem 23% de idosos; Jardim Paulista, 22,2% e Lapa, 22,2%. Todos ficam na Zona Oeste.
Continua após a publicidade
*A matéria foi alterada às 19h do dia 17/4, após a prefeitura disponibilizar um levantamento mais atualizado.
Acompanhe as publicações dos seus autores favoritos
Aplicativo
Leia todas as revistas em um só app
Sites
Acesso ilimitado aos sites
Leia offline
Baixe e leia as edições digitais no app até onde não tem internet
Clube
Ingressos com super descontos
Leia também no
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Domine o fato. Confie na fonte. 15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Assinantes da cidade do SP