Como evitar erros no uso de medicamentos? Procon-SP lança guia com dicas
Material explica diferenças entre genéricos, de marca e similares, expõe armadilhas dos suplementos e orienta em caso de uso inadequado

O Procon-SP lançou uma nova cartilha com dicas e recomendações para garantir a segurança dos consumidores no uso de medicamentos. O material aborda os riscos da automedicação, as diferenças entre os tipos de medicamentos e o uso equivocado de suplementos alimentares. Há ainda canais de apoio disponíveis para quem enfrenta problemas com medicamentos.
Cuidados com o uso de medicamentos
Entre as indicações do guia estão o frequente acompanhamento médico com profissionais qualificados para escolha dos medicamentos corretos, a leitura dos rótulos e bulas dos remédios, a verificação do prazo de validade e o consumo correto — com dosagem, frequência, limites diários e possíveis interações da medicação com outras substâncias.
O material ainda oferece informações sobre as diferenças existentes entre os medicamentos de referência ou de marca, genéricos e similares.
Outra orientação é sobre os suplementos alimentares, alertando para os perigos do consumo indiscriminado de produtos como vitaminas, proteínas, probióticos e outros compostos vendidos com promessas de saúde e bem-estar. O Procon-SP reforça que esses produtos não substituem uma alimentação equilibrada nem têm função de tratamento médico e devem ser consumidos também sob orientação profissional.
Caso o medicamento não apresente os efeitos desejados ou cause reações adversas; ou em situações de suspeita de intoxicação por medicamentos ou outras substâncias químicas, são fornecidos os contatos de locais que fazem atendimento especializado.
Confira a cartilha
Acesse o material neste link. Os materiais de orientação desenvolvidos pelo Procon-SP, como cartilhas e folders, ficam disponíveis gratuitamente para a população no site www.procon.sp.gov.br, além de serem distribuídos em datas e eventos específicos e nos postos de atendimento da instituição.