Hospital São Luiz Itaim realiza transplante de pulmão pela primeira vez
Paciente recebeu alta na quarta-feira (19/3); procedimento cirúrgico é raro no Brasil

O Hospital São Luiz Itaim, da Rede D’Or, realizou o primeiro transplante de pulmão desde sua fundação, há mais de 80 anos. O procedimento foi bem-sucedido e o paciente recebeu alta hospitalar no dia 19 de março.
Matheus Vinícius Barreto Correia, advogado baiano de 49 anos, sofria com fibrose pulmonar grave decorrente da Síndrome de Sjögren, doença autoimune, e dependia de oxigênio 24 horas por dia. Em janeiro, sua situação piorou e ele precisou ser internado para suporte médico avançado e reabilitação hospitalar.
A cirurgia foi conduzida por uma equipe especializada liderada pelo cirurgião torácico Tiago Machuca, que retornou ao Brasil em 2024 após 14 anos de experiência nos Estados Unidos e Canadá. “A cirurgia foi um sucesso. Sem o transplante, o paciente não teria sobrevivido. Agora, é gratificante acompanhar sua recuperação”, afirma Machuca.
Dois dias depois da cirurgia, que aconteceu em 13 de janeiro, o paciente já respirava sem oxigênio suplementar. “Foi um renascimento. Agora posso sonhar em acompanhar meu filho crescer”, comemora Matheus, pai de um bebê de oito meses.
O Brasil realizou apenas 103 transplantes de pulmão no ano de 2023, de acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes. Nos Estados Unidos, são cerca de 2,7 mil transplantes pulmonares anuais. As causas para a defasagem, segundo Machuca, são a escassez de órgãos, a complexidade do procedimento, e a falta de centros especializados no país.