Butantan adia entrega de resultados de testes da CoronaVac à Anvisa
Instituto quer enviar os dados da análise final do estudo e não da chamada análise interina; previsão era de que documentos fossem enviados nesta terça
O Instituto Butantan irá enviar os resultados dos testes da vacina CoronaVac no Brasil à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 23 de dezembro. A previsão inicial era de que os documentos fossem entregues nesta terça-feira (15).
De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, o instituto quer enviar os dados da análise final do estudo e não da chamada análise interina. A decisão teria sido tomada após pesquisadores confirmarem 151 contaminações entre os voluntários, o que seria suficiente para a análise final. Antes, a análise seria feita com pouco mais de 70 contaminados. Assim, os dados ficariam mais robustos e aumentariam as chances de o Butantan obter o registro da Anvisa de maneira mais rápida
A CoronaVac é produzida pelo Instituto em parceria com a Sinovac, laboratório chinês, e está na terceira fase de testes.
Para começar a ser distribuída, é necessário que a Anvisa aprove o uso do imunizante. João Doria, governador de São Paulo, anunciou que o estado começará a vacinar a população contra a Covid-19 no dia 25 de janeiro. Com o atraso, ainda não se sabe se a data será mantida.