Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Com aumento de dependentes em SP, prefeitura lança plataforma de combate ao alcoolismo

Porcentagem de adultos que consumiram álcool de forma abusiva quase dobrou de 2006 para 2023; Modera SP avalia, conscientiza e propõe intervenções

Por Laura Pereira Lima
10 ago 2025, 06h00
modera-sp-alcoolismo
Modera SP: conscientização e prevenção (Modera SP/Divulgação)
Continua após publicidade

O percentual de adultos que consumiram álcool de forma abusiva no município de São Paulo passou de 11,5%, em 2006, para 21,7%, em 2023. Com o crescimento dos atingidos, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a agência de marketing Auíri, lançou o Modera SP, programa integrado ao aplicativo e-saúde SP que faz avaliação e prevenção do consumo nocivo de bebidas alcoólicas.

O projeto aplica um teste desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde para elencar o grau de risco do usuário (Baixo, Moderado, Alto Risco ou Possível Dependência) e propor uma intervenção breve e personalizada, com orientações práticas e dicas de redução de danos.

Em casos mais graves, a plataforma encaminha o usuário à Unidade Básica de Saúde (UBS) – mais de 1.300 pacientes já foram encaminhados para as UBSs pelo programa.

Após a avaliação, os usuários têm acesso a um “Plano de Mudança” com orientações personalizadas, conteúdos educativos sobre os efeitos do álcool, receitas de drinques sem álcool, mitos e verdades e vídeos com especialistas.

modera-sp-alcoolismo
(Modera SP/Divulgação)
Continua após a publicidade

O Modera SP também disponibiliza a assistente virtual Susana, nome dado em homenagem ao SUS, que oferece informações sobre mitos e verdades do álcool, exercícios de respiração e atividades substitutas ao consumo de álcool.

Até o momento, o ModeraSP registra 114,7 mil acessos, 75 mil usuários e quase 30 mil avaliações realizadas.

Reconhecimento internacional

A iniciativa foi finalista na 10ª Conferência Internacional de Saúde Pública Digital (Digital Public Health – DPH), que aconteceu entre no final de julho, na Ilha da Madeira, em Portugal. A premiação reconheceu parcerias eficazes e inovadoras em soluções digitais que impactam a saúde pública e teve a participação da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Continua após a publicidade

O ModeraSP também concorreu na categoria de Melhor Expansão e Escala (Scale-Up), que reconheceu iniciativas que cresceram com sucesso.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.