Vacinação contra Covid-19 em crianças deve iniciar em janeiro, diz governo federal
Ministério da Saúde informa, no entanto, que ainda aguarda o fim da consulta pública sobre o tema
O governo federal divulgou que a vacinação de crianças contra a Covid-19 deve começar em janeiro. Nesta segunda-feira (27), o Ministério da Saúde informou que deve formalizar a decisão no dia 5, após o fim da consulta pública sobre o tema. As doses, segundo a pasta, devem começar a chegar no dia 10.
+ Mesmo sem vacina para crianças, SP já começa a imprimir carteirinhas
A vacinação na faixa etária dos 5 aos 11 anos de idade foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 16 de dezembro, com o imunizante da Pfizer. “No dia 5 de janeiro, após ouvir a sociedade, a pasta formalizará sua decisão e, mantida a recomendação, a imunização desta faixa etária deve iniciar ainda em janeiro”.
Anteriormente, o governo de Jair Bolsonaro chegou a afirmar que exigiria um pedido médico para que crianças pudessem se vacinar contra a doença. A medida foi enfraquecida após o Conselho Nacional de Secretários de Saúde divulgar uma carta conjunta da entidade, que reúne todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, informando que as unidades da federação não exigiriam o atestado médico para a aplicação da vacina nas crianças.
Dados divulgados pela Fiocruz indicam que pelo menos 300 crianças de 5 a 11 anos morreram vítimas de Covid. No dia seguinte, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga minimizou essas mortes. “Mortes de crianças estão em patamar que não pede decisões emergenciais”, afirmou.