Continua após publicidade

Vacinação em Serrana faz despencar em 95% as mortes por Covid-19

O estudo, coordenado pelo Instituto Butantan, mostrou quedas significativas também nos índices de contaminação e internações

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 20h09 - Publicado em 31 Maio 2021, 15h42
Enfermeira vacinando moradora de Serrana com João Doria e outros profissionais acompanhando ao fundo
Vacinação em Serrana: João Doria acompanhou início da campanha presencialmente (Divulgação/Governo de São Paulo/Veja SP)
Continua após publicidade

Os resultados do ‘Projeto S‘, estudo na cidade de Serrana coordenado pelo Instituto Butantan para verificar a efetividade da vacinação para o controle da pandemia, foram divulgados nesta segunda-feira (31) em evento com o governador João Doria (PSDB) e o diretor da instituição, Dimas Covas. Com a vacinação de 95% dos habitantes acima de 18 anos na cidade com a CoronaVac, a pesquisa científica mostrou quedas significativas nos números da pandemia: 95% em mortes, 86% de internações e 80% em casos sintomáticos de Covid-19.

“O estudo indica também que, com 75% da população-alvo imunizada com as duas doses da vacina CoronaVac, a pandemia foi controlada em Serrana e isso pode se reproduzir em todo o Brasil”, afirmou Doria. “Os resultados demonstram de forma categórica o que poderia estar acontecendo no Brasil inteiro, não fosse o atraso na vacinação. Demonstra também que só existe um caminho para controlar a pandemia: vacina, vacina e vacina para todos os brasileiros”, concluiu.

A pesquisa ocorreu entre fevereiro e abril. A redução dos indicadores da pandemia em Serrana foi constatada com a comparação dos dados registrados antes e depois da imunização completa, com duas doses, de 27 mil moradores com mais de 18 anos, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda aplicação.

A pesquisa mostrou que a vacinação protege tanto os adultos vacinados quanto crianças e adolescentes que não receberam a vacina. A população total de Serrana é estimada em torno de 45 mil pessoas e foi possível perceber que houve a formação de um cinturão imunológico na cidade, com redução drástica da transmissão do coronavírus até entre as pessoas não vacinadas.

A forte queda na incidência da Covid-19 em Serrana também é comprovada quando a comparamos com as cidades vizinhas, como Ribeirão Preto, grande centro que recebe o trânsito diário de 10 mil pessoas vindas do município que recebeu a imunização em massa. A cidade alcançou o controle da pandemia enquanto a região em que ela se encontra apresenta alta de casos da doença.

Continua após a publicidade

“A vacina do Butantan é segura, eficaz, eficiente, de altíssima qualidade e contribui para prevenir o desenvolvimento da doença, complicações e óbitos entre os infectados. Agora também sabemos que ela provoca efeito benéfico em uma população inteira, protegendo tanto os vacinados quanto os não vacinados e reduzindo a circulação viral de forma expressiva”, afirmou Dimas Covas.

Segundo Ricardo Palacios, diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan, a pesquisa mostrou que é possível controlar a pandemia com aproximadamente três quartos da população vacinada. “O resultado mais importante foi entender que podemos controlar a pandemia mesmo sem vacinar toda a população. Quando atingida a cobertura de 70% a 75%, a queda na incidência foi percebida até no grupo que ainda não tinha completado o esquema vacinal”, afirmou, enquanto mostrava os resultados detalhados no evento.

Palacios ainda afirma que a pesquisa confirmou o efeito indireto da vacinação, já que foi possível comprovar a proteção de populações não imunizadas, como crianças e adolescentes. “A redução de casos em pessoas que não receberam a vacina indica a queda da circulação do vírus. Isso reforça a vacinação como uma medida de saúde pública, e não somente individual”, disse.

Continua após a publicidade

Os detalhes da pesquisa podem ser conferidos aqui.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.