CCSP completa 30 anos
Confira a programação comemorativa e veja imagens, números e curiosidades sobre o centro cultural
Por Leonam Bernardo, Pedro Katchborian e Taís Hirata 11 Maio 2012, 18h13 • Atualizado em 18 ago 2025, 11h28O Centro Cultural São Paulo (CCSP), um dos mais importantes centros de arte da cidade, completa 30 anos neste domingo (13). Nas três décadas de funcionamento, o local reuniu mais de um milhão de itens museológicos catalogados, entre livros, discos, gibis e revistas, entre outros. Apesar do rico acervo, Ricardo Resende, diretor do CCSP há dois anos, diz que a função do espaço não é a de ser um museu. “Somos também um lugar de produção cultural. A perspectiva para os próximos 30 anos é tornar o CCSP uma referência em cultura contemporânea”, afirma.
Além das diversas atrações oferecidas semanalmente, para Resende, o melhor programa para se fazer no CCSP é vir tomar sol em seu jardim suspenso. “É uma praia paulistana que pouquíssimas pessoas conhecem.” O diretor garante que o barulho da Rua Vergueiro não atrapalha e classifica a área como o “lugar mais prazeroso” do centro.
Para comemorar o aniversário, o CCSP preparou uma programação especial para este domingo. O destaque fica por conta de um concerto que mistura coro misto, solistas, conjunto de percussão e grupo de metais (às 12h), da contação de histórias (às 14h30) e de apresentações de teatro infanto-juvenis (a partir das 16h).
Além disso,está em cartaz a exposição Viva Elis. A montagem gratuita traz mais de 200 fotos da carreira da cantora, além de entrevistas, ingressos de shows, pôsteres e vídeos de apresentações ao vivo, entre outras instalações e objetos.
Devido ao concerto, excepcionalmente neste domingo (13) as bibliotecas e a discoteca do CCSP estarão fechadas.
+ Cinco lugares para ler HQs em São Paulo
+ Nove lugares para as crianças ouvirem histórias
+ Dez lugares para amantes das letras
+ Dez exposições imperdíveis
CCSP em números
– Atualmente, o espaço recebe cerca de 800 mil visitantes por ano.
– A Biblioteca Louis Braile, a maior dedicada a deficientes visuais, conta com mais de 6.000 livros adaptados.
– Na Discoteca Oneyda Alvarenga, é possível consultar 62.000 partituras de músicas nacionais e estrangeiras, 10.000 livros de música e 400 títulos de revista e recortes de jornais.
– A Gibiteca Henfil abriga 120 mil gibis, álbuns, livros e revistas temáticas.
– Em pesquisa realizada em 2008, descobriu-se que a faixa etária dos frequentadores do CCSP é de 15 a 30 anos.
Feira da Gestante começa em SP com calças a R$ 1,99 e bodies a R$ 4,99





