Spin-off gastronômico: restaurantes tradicionais de São Paulo inauguram novas marcas
Jardim de Napoli, Famiglia Mancini e Due Cuochi Cucina continuam a investir na cozinha italiana
A cidade está em uma temporada fértil para spin-offs. E não estamos falando das séries televisivas ou franquias cinematográficas que derivaram de outros títulos de êxito, mas a respeito de restaurantes. Se na televisão Better Call Saul nasceu da série Breaking Bad, na gastronomia o Gero derivou do Fasano, como sua versão mais jovial, em 1994.
A atual safra de lançamentos, que vem do fim de 2022 para cá, chama a atenção porque também descende de grifes estabelecidas de culinária italiana: Due Cuochi Cucina, Jardim de Napoli e Famiglia Mancini. O trio de endereços montou marcas novas, mas com propostas que não fogem totalmente do estabelecimento-mãe.
Da tradicionalíssima trattoria Jardim de Napoli, fundada em 1949 e famosa pelo polpettone, surgiu em novembro a Villa Napoli, um arejado espaço de 450 metros quadrados no antigo estacionamento da casa, logo em frente. É dedicada, sobretudo, às pizzas, e um antigo desejo do anfitrião Toninho Buonerba (1939- 2018). “O investimento foi por volta de 3 milhões de reais”, calcula o filho dele, Francisco Buonerba, hoje à frente dos negócios com as irmãs. “Retomamos a história da nossa família e do Jardim de Napoli, que começou como pizzaria”, diz o empresário.
Os discos, aposentados na antiga casa desde o início da pandemia, tiveram a receita aprimorada para o novo endereço, que assa redondas individuais, à napolitana. O restaurateur Walter Mancini, com uma fila de pontos culinários na Rua Avanhandava, no Centro, abriu no fim de outubro o Sweet Mamma, na mesma rua do Famiglia Mancini, inaugurada em 1980.
O cardápio mescla receitas novas da chef Mirella Viggiano, como o risoto de abóbora com carne-seca crocante, com alguns clássicos da cantina, mas em porções individuais no lugar dos tradicionais pratões. “Aqui, vêm mais casais que famílias e, como os pratos são para um, ninguém precisa ceder na hora de escolher”, diz a chef. “No Famiglia Mancini, normalmente a mulher escolhe o que comer e o homem acata”, brinca.
Com três unidades na cidade, o Due Cuochi Cucina, surgido em 2005 no Itaim Bibi, lançou em dezembro sua primeira trattoria. Em Pinheiros, o Due Cuochi Trattoria oferece parte das mesmas receitas da casamãe, com os preços ligeiramente mais baixos, e pratos inexistentes na versão mais refinada da marca, como o filé à parmigiana, “Queremos atrair um público mais jovem num local mais descontraído”, conta a sócia Ida Maria Frank, que tirou de cena as toalhas de tecido das mesas e as trocou por jogos americanos descartáveis. “Mas o guardanapo é de pano.”
Villa Napoli
Marca-mãe: Jardim de Napoli
Onde: Rua Martinico Prado, 430, Higienópolis, telefone 3666-3022. Tem acessibilidade. @siamovillanapoli
Personalidade: em vez do polpettone icônico do Jardim de Napoli, o novato serve pizzas individuais, como a capri (molho de tomate, muçarelas, tomate, tapenade de azeitona e manjericão; 64 reais), massas, saladas e antepastos
Due Cuochi Trattoria
Marca-mãe: Due Cuochi Cucina
Onde: Rua Ferreira de Araújo, 470, Pinheiros, telefone 3032-8001. Tem acessibilidade. duecuochi.com.br
Personalidade: instalado em via gastronômica, tem o ambiente um tiquinho mais descontraído que os da rede com “Cucina” no nome. Há alguns pratos tradicionais do grupo, mas também opções exclusivas, como o filé à parmigiana com tagliolini na manteiga e sálvia (89 reais), e petisquetes para quem quiser bebericar
Sweet Mamma
Marca-mãe: Famiglia Mancini
Onde: Rua Avanhandava, 16, Centro, telefone 3125-6594. Tem acessibilidade. famigliamancini.com.br
Personalidade: na varanda ou no salão apinhado de tijolinhos, o público prova pratos novos como o risoto de abóbora assada com carne-seca crocante (59 reais). Mas também há os famosos acepipes da cantina vizinha, aqui em porções já montadas, e massas em versões individuais e até em pratos meio a meio
Publicado em VEJA São Paulo de 18 de janeiro de 2023, edição nº 2824
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma