Imagem Blog

Vinho e Algo Mais

Por Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Especialista na bebida, Marcelo Copello foi colunista de Veja Rio. Sua longa trajetória como escritor do tema inclui publicações como a extinta Gazeta Mercantil e livros, entre eles "Vinho e Algo Mais" e "Os Sabores do Douro e do Minho", pelo qual concorreu ao prêmio Jabuti
Continua após publicidade

Vinhos brancos ideais para os dias mais frios

O amadurecimento em barricas de carvalho dá mais corpo ao líquido

Por Marcelo Copello
Atualizado em 20 jan 2022, 14h05 - Publicado em 16 jul 2021, 06h00
Duas garrafas de vinho branco colocadas em montagem com fundo branco.
Bons exemplares: um nacional e outro californiano (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Com a chegada do inverno, os apreciadores de vinhos brancos buscam opções mais densas. Para esse estilo, um importante ingrediente é o uso de barricas de carvalho.

Saber utilizar corretamente a madeira em um vinho é quase tão importante para a qualidade final quanto a procedência da uva que o originara. Muitos brancos fermentam em barricas de carvalho (o que é pouco comum para tintos). Esse processo é uma maneira de aumentar a influência da madeira na bebida e intensificar a tão buscada integração dos aromas e sabores.

Quase todos os grandes chardonnay do mundo, como os melhores Borgonhas, são fermentados em barricas, o que lhes dá aporte de taninos, aromas, estrutura e longevidade. Conheça, abaixo, mais porquês do uso de madeira.

Quais os benefícios que o carvalho traz aos vinhos brancos?
> A cor é intensificada.
> O vinho ganha estrutura, dada pela micro-oxigenação e pelos taninos da madeira.
> A evaporação ao longo do tempo concentra o vinho de maneira lenta e gradual. Fala-se de perda de 3% do volume ao ano — é a chamada “parte dos anjos”.
> Os vinhos amadurecidos em carvalho, sobretudo carvalho novo, ganham aromas que lembram baunilha, coco, defumados, tostados, cravo e caramelo.
> É comum também que os vinhos brancos fermentados em barricas sofram um processo chamado de fermentação malolática, que ameniza sua acidez, aumenta sua complexidade e agrega aromas que lembram manteiga e fermentos.

Cuvée Giuseppe Chardonnay
Um dos melhores brancos do Brasil, 100% chardonnay, fermentado e amadurecido em barricas novas de carvalho francês. Produzido pela Miolo, tem notas de frutas amarelas, pêssego, baunilha, mel e especiarias. Paladar de bom corpo, ótima acidez, textura macia, longo. R$ 123,00. Compre aqui: americanas.com.br.

Continua após a publicidade

Frei Brothers Reserve Chardonnay
Vem de uma região californiana clássica para chardonnay, a Russian River Valley. Fermenta e amadurece em carvalho francês
por seis meses. Amarelo-dourado-claro e brilhante. Aroma que foca as frutas maduras, com notas de abacaxi, lima, baunilha e amanteigados. Paladar macio, redondo, com acidez equilibrada, bom meio de boca, com 13,9% de álcool. R$ 329,29. Compre aqui: wine.com.br.

Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.