Festival Kinoforum de Curtas exibe 287 filmes de graça até setembro
A seleção contempla títulos premiados nos festivais de Cannes, Berlim e Roterdã, além de apresentar programas especiais
O Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo está de volta para uma edição especial, em comemoração aos 35 anos do evento. A agenda gratuita, que vai de 22 de agosto a 1° de setembro, conta com 287 filmes de 66 países e 14 estados do Brasil, incluindo obras exibidas nos festivais de Cannes, Berlim e Roterdã.
Diversas salas de cinema da capital compõem o roteiro da programação: Cinemateca Brasileira, Cinesesc, Circuito Spcine – Centro Cultural São Paulo (CCSP), Circuito Spcine – Tiradentes, Espaço Augusta, Museu da Imagem e do Som (MIS), além de cineclubes do Cinema na Comunidade.
A edição é dividida nas mostras Internacional, Latino-Americana e Brasil, além de programas especiais, como uma seleção de festivais africanos, uma curadoria do cinema de Taiwan, filmes de horror, títulos experimentais e a celebração de 20 anos do Instituto Criar, de Luciano Huck.
Entre os destaques das obras estão O Homem que não se Calou, do croata Nebojsa Slijepcevic, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, e Um Estudo da Empatia, da alemã Hilke Rönnfeldt, melhor curta internacional do Festival de Locarno, ambos parte da Mostra Internacional. Também vale conferir Alien0089, da chilena Valeria Hofmann, foi o melhor curta internacional no Festival de Roterdã
O Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo foi criado em 1990 por Zita Carvalhosa e é organizado pela Associação Cultural Kinoforum.
Para ver a programação completa, acesse o site oficial do evento.