Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Teatro

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.)

Núcleo Experimental estreia musical sobre ativista Herbert Daniel

Em 'Codinome Daniel', Davi Tápias interpreta o militante LGBTQIA+, um dos primeiros a lutar pelos direitos das pessoas com HIV

Por Júlia Rodrigues
12 jan 2024, 06h00
codinome-daniel-musical-herbert-daniel
Davi Tápias como Herbert Daniel (Alê Catan/Divulgação)
Continua após publicidade

Depois de Lembro Todo Dia de Você (2017) e Brenda Lee e o Palácio das Princesas (2022), que abordam a questão HIV/Aids no Brasil, o Núcleo Experimental estreia nesta sexta (12) mais um musical com a temática, Codinome Daniel. O espetáculo, que ocupa a sede do grupo, encerra a chamada Trilogia Para a Vida.

Agora, o foco recai sobre o ativista mineiro Herbert Daniel (1946-1992), um homem gay portador do vírus que participou do movimento armado contra a ditadura e é conhecido como pioneiro na luta dos direitos das pessoas com HIV. “Herbert foi uma figura muito importante, a ponto de a Organização Mundial da Saúde utilizar o lema dele (‘Viva a Vida’) na campanha internacional sobre a Aids na época, mas ele foi totalmente esquecido”, diz o ator Davi Tápias, que vive o protagonista.

Em dois atos, o musical retrata o período em que Herbert ficou isolado em um apartamento em Niterói, a descoberta do diagnóstico e o amor pelo artista Cláudio Mesquita (papel de André Loddi), com quem viveu até morrer, em 1992. A trama é baseada na única biografia sobre o militante, Revolucionário e Gay: a Extraordinária Vida de Herbert Daniel (2018), do historiador americano James Green, e é embalada por músicas originais de Fernanda Maia. “James assistiu a um dos últimos ensaios e se emocionou”, conta o ator. “É uma honra fazer esse personagem, principalmente porque quase não existem peças que falem sobre a comunidade LGBTQIA+ brasileira. Participar desse musical é ver a história sendo escrita.” A direção é de Zé Henrique de Paula (120min). 12 anos.

Teatro do Núcleo Experimental. Rua Barra Funda, 637, Barra Funda, ☎ 3259-0898. Seg., sex. e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 40,00. Até 4/3. nucleoexperimental.com.br.

Publicado em VEJA São Paulo de 12 de janeiro de 2024, edição nº 2875

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup